Apresentações/Novidades

Novo Mazda 3 ganha novo corpo e versatilidade

Mazda3 CS1

O lançamento no mercado nacional do Mazda 3 Coupé Style no passado mês de Maio veio aumentar a oferta da marca japonesa no segmento médio, ficando assim completa a sexta geração dos seus modelos.

Um terceiro volume dá a este familiar mais dinamismo e uma alternativa à variante ‘hatchback’ do modelo da casa de Hiroshima, dotando-o de um novo motor Euro 6 1.5 diesel com baixos consumos e emissões.

O que sobressai desde logo nesta variante do Mazda 3 é a sua forma longilínea, quiçá mais elegante, feita para agradar mais ao gosto europeu, mas sem alterar alguns detalhes da atual assinatura estética da marca.

A linha de cintura define o perfil do terceiro corpo do Coupé Style, mas mantém-se as óticas posteriores longuilíneas que já conhecíamos da variante ‘hatchback’. Na secção dianteira mantêm-se também as óticas alongadas enquadradas pela grelha que distingue a atual geração Mazda.

Mazda3 CS2

Uma interpretação do princípio Kodo que em nada é beliscado, mantendo alguma da agressividade de formas do modelo dois volumes, nomeadamente ao que toca à entrada da ar inferior e espalhadores.

Esta ‘alma do movimento’ como lhe gosta de chamar a marca nipónica, ‘casa’ na perfeição com a tecnologia Skyactiv, subtil na sua engenharia e um forte argumento num segmento tão competitivo como aquele em que se insere.

Não obstante a sua aparência austera, o Mazda 3 Coupé Style é um dos automóveis mais leves do seu segmento, mas fá-lo sem concessões à rigidez. O que é conseguido pelo recurso a aços de alta resistência e elasticidade, que foi aumentada em cerca de 60 por cento.

Contribui também para a leveza e versatilidade do conjunto a forma como os travões, a direção, a suspensão e a aerodinâmica foram projetadas, de modo a proporcionar uma boa combinação entre agilidade, conforto, economia de combustível, segurança e ambiente acolhedor.

Mazda3 CS4

Tecnologia a bordo

Isto remete-nos para um interior que, sendo pensado em termos de funcionalidade, se identifica plenamente com o conceito tecnológico Skyactiv. O tablier é bastante completo e é uma das zonas interligadas do posto de condução – sistema Active Driving Display – ao ‘head-up display. Um dos primeiros info-sistemas do segmento. Mais sintético que outros sistemas media mais evoluído existentes no mercado, mas tão funcional quanto estes.

De destacar o comando circular existente na consola central, bastante intuitivo, que permite aceder às várias funcionalidades visíveis no ecrã de sete polegadas existente no centro do tablier.

O sistema de conectividade sofisticado ,móvel MZD Connect que integra na perfeição as redes sociais e as webradios, bem como a Aha. Uma plataforma assente numa ‘cloud’, que garante uma vasta gama de conteúdos de infoentretenimento sem custos, baseados na internet com segurança, permitindo o acesso a posts no facebook e no twitter.

No geral o habitáculo do Mazda 3 Coupé Style exibe uma qualidade de construção dentro dos padrões a que a marca nos habitual na sua atual geração de automóveis, ainda que nem tudo o que parece metálico o é na realidade. Mas convém ter presente de que segmento de mercado estamos a falar e do facto deste automóvel ter um preço a partir dos 24.364 euros.

Mazda3 CS5

O espaço a bordo é equiparável com a concorrência direta deste modelo, nomeadamente no que diz respeito ao espaço para as pernas dos ocupantes do banco posterior, que não é rebatível atendendo à natureza três volumes desta versão.

Já no que toca à condução propriamente dita, o posto ajustável permite aceder a rodos os comandos com facilidade, ainda que no volante se situe grande parte deles. O mesmo volante que possui um curso rápido nas viragens, graças à nova direção hidráulica assistida eletricamente, e que faz apenas 2,57 voltas de topo a topo.

A visibilidade para a frente é bastante semelhante à que encontramos na variante ‘hatchback’, sendo que para trás, embora não contando com a câmara de marcha-atrás no exemplar ensaiado, possuíamos sensores que cumpriam perfeitamente a sua missão.

Mazda3 CS3

Em estrada

Em estrada percebemos como este Mazda foi pensado para o conforto, recorrendo à frente a um conjunto redesenhado McPherson e atrás Multi-link. Não há uma tendência exagerada para adornar, como sucedia em anteriores gerações do modelo.

Também não nos esquecer que sob o capot está um motor 1,5 litros Skyactiv Diesel com pouco mais de 100 cv (às 4000 rpm), que apesar de desenvolto não é propriamente um ‘coração’ de temperamento desportivo. Ainda assim o turbocompressor de geometria variável permite boas recuperações acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 11 segundos, menos quatro décimas que o seu ‘gémeo’ a gasolina.

Mazda3 CS7

A caixa de seis velocidades que serve o modelo que guiámos é uma das duas associadas ao Mazda 3. Esta manual Skyactiv-MT permite explorar bem as características do modelo e funciona bem em simbiose com o sistema i-stop, que está incluído no equipamento de série.

E por falar de equipamento convém lembrar a panóplia que este Mazda 3 Coupé Style ostenta, consoante os vários níveis. É que no patamar de acesso e para além da direção assistida, ABS com EBD , duplo airbag e airbags de cortina e laterias, vidro elétricos e ar condicionado ‘dual zone’, exibe também assistência à travagem de emergência, computador de bordo, ‘hill launch assist e sistema de monitorização de pneus.

Fotos: Ricardo Cachadinha

Mazda3 CS6

Em destaque

Subir