Mundo

Novo ataque da al-Qaeda impedido pela CIA

bin_ladenDepois de uma série de ataques nos últimos dias em várias regiões do Iémen, a al-Qaeda preparava-se para uma nova ofensiva, que veio a ser travada por uma equipa de agentes da CIA. Retaliação pela morte de Bin Laden era a razão do ataque, que ocorreria no dia em que se assinalava um ano da morte do líder terrorista.

Os terroristas islâmicos preparavam a introdução de explosivos altamente sofisticados transportados na roupa interior, num avião norte-americano.

O atentado seria em honra do aniversário da morte do ex-líder, Osama Bin Laden, e crê-se que seria uma versão melhorada do atentado fracassado no Natal de 2009, em Detroit, EUA.

Os engenhos explosivos foram apreendidos durante uma operação da CIA no Iémen, onde o grupo possui uma delegação, e estão agora a ser analisados pelo departamento do FBI.

O maior compromisso das forças norte-americanas é tentar entender se estes engenhos conseguem ser detetados através equipamentos de segurança dos aeroportos e se haverá uma melhoria no desempenho dos mesmos.

O projeto da al-Qaeda estava a ser desenrolado nas últimas semanas, na mesma altura em que a Casa Branca e o departamento de segurança norte-americano adiantavam que não haveria razões de alarme pela aproximação do aniversário da morte de Bin Laden.

Em destaque

Subir