Apresentações/Novidades

Novidades interessantes mas menos faladas do Salão de Genebra

Qquant NanoflowcellQquant Nanoflowcell 600Algumas das novidades mais interessantes reveladas no Salão de Genebra foram menos faladas, mas nem por isso são propostas menos válidas, sobretudo para o futuro, revelando uma grande criatividade no setor.

Entre as propostas mais curiosas do certame suíço destaca-se um ‘concep car’ concebido por uma empresa especialista em energias alternativas. Trata-se do Quant e-Sportlimousine, que foi construído pela NanoFlowcell AG, sedeada no Liechenstein.

Um conceito de berlina futurista, concebido com a ajuda da Koenigsegg e da Bosch, que utiliza um evoluído conjunto de baterias, denominado NanoLowcell, recorrendo a depósitos carregados com uma solução de eletrólitos. Um processo em três fases que produz uma potência nominal de 600 volts e uma corrente de 50 amperes. O ‘pico’ de potência total é de 680 Kw (912 cv).

Segundo a NanoFlowcell o Quant e-Sportlimousine precisa apenas de 2,8 segundos para ir de 0 a 100 km/h, e atinge uma velocidade máxima aproximada de 270 km/h.

Nimrod Katyusha 600Menos preocupados com o meio ambiente estão outros pequenos construtores, como a Nimrod, mais vocacionados para o chamado ‘tunning’, e que em Genebra surgiu com uma variação de gosto discutível ao Ferrari 458 Itália.

Esta empresa, sedeada na Eslováquia denominou a sua proposta de Katyusha e parece uma espécia de homenagem ao ulta-raro Ferrari FXX de pista, de cor branca e alguns pormenores em vermelho e negro.

Hamann Aventador 600Já o Lamborghini Aventator transformado pela Harmann parece mais conseguido. Uma espécie de versão ‘stealth’ em cinza escuro mate e pormenores em verde alface. Os alargamentos em carbono e alumínio forjado enriquecem este ultradesportivo de origem italiana mas transformado por alemães, tal como as jantes de 20 polegadas personalizadas à frente e de 21 polegadas atrás.

Interiormente a Harmann resolveu não mexer muito neste Aventator, que nesta versão Limited anuncia uma subida de potência de 760 cv, e um depósito de combustível de maiores dimensões para comportar o inerente incremento de consumo.

Mas o design italiano tem muito mais expressão na proposta da Ermini. Um pequeno construtor baseado em Florença, que em Genebra surgiu com o simpátivo Seiottosei Barchetta. Um modelo evocativo de meio século de míticos ‘roadsters’ transalpinos.

Ermini Seiottosei 600As formas arredondas e sedutoras deste Ermini destina-se a um crescente nicho de mercado, que quer diferença nostálgica e algumas sensações fortes. Os 686 kg do conjunto transformam o Seiottosei Barchetta num autêntico ‘brinquedo’, já que sob o capot está um motor turbo 2.0 litros da Renault com 315 cv, ao qual está acoplada uma caixa de seis velocidades sequencial. Um ‘cocktail’ que permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,5s segundos, com a velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h.

Por último temos uma novidade menos otodoxa para um salão automóvel, já que se trata de uma proposta vinda de um pequeno construtor mais dedicado a conceber motociclos; a francesa Lazareth.

Lazareth Wazuma GT 600O Wazuma GT é um ‘roadster’ de dois lugares independentes e quatro rodas mas com apenas três pontos de contato com a carroçaria. Um perfil de triciclo com design de século XXI, num conjunto que é animado por um motor 4 litros V8 Turbo da Jaguar, debitando 375 cv. Este potente propulsor é servido por uma transmissão automática de cinco velocidades.

Em destaque

Subir