Tecnologia

Nokia está a recrutar engenheiros informáticos para regressar ao mercado dos smartphones

nokia_regresso_smartphones

A Nokia está a preparar caminho para regressar ao mercado dos dispositivos móveis, nomeadamente, ao segmento dos smartphones.

A notícia foi avançada pela Reuters, ontem, dia 10 de agosto e dá conta do interesse da marca finlandesa em contratar profissionais em várias áreas, dando enfoque a engenheiros informáticos.

Esses engenheiros informáticos, segundo a Reuters, deverão ser especialistas em Android, sistema operativo que a marca já abraçou (Tablet N1) e deverá abraçar para o regressa ao mercado do consumo.

As notícias do regresso da Nokia ao mercado dos dispositivos móveis não são recentes. Aliás, o lançamento do Tablet Nokia N1 fazia prever isso mesmo.

Tal acontecimento, só poderá acontecer a partir do próximo ano, altura em que termina o acordo da Nokia com a Microsoft para o uso da marca. Apesar disso, a Nokia deverá regressar à produção de smartphones noutros moldes, com o licenciamento do produto, sendo outros fabricantes a produzir os aparelhos.

A nova estratégia da Nokia, passar por desenhar o produto, escolher o hardware e entregar o fabrico a terceiros. Com isto, a marca ganha menos dinheiros, é certo, mas também corre menos riscos e fica, como é óbvio, com muito menos pressão.

Este regresso da Nokia vai levantar muitas questões: qual o papel da Nokia num sistema operativo muito concorrido e com ‘dominância’, quase absoluta, da Samsung? O que terá a Nokia para oferecer que o Android já não tenha? Estas e outras respostas ficam, certamente, para 2016.

 

Em destaque

Subir