Ciência

Amanhã há chuva de estrelas: As Perseidas atravessam Portugal numa visita anual

Portugal vai poder voltar a ver uma chuva de estrelas: ou, mais corretamente, uma chuva de meteoros. As Perseidas passam todos os anos pela Terra, mas nem sempre são visíveis. Amanhã a partir das 23h00, refere o OAL, existe um quadro “bastante favorável” para observar o fenómeno.

Amanhã à noite, por volta das 23h00, Portugal volta a dizer olá às Perseidas, quando a Terra, no seu movimento à volta do Sol, atravessar os resíduos deixados pelo cometa Swift-Tuttle, cuja última passagem perto do nosso planeta data de 1992.

Quem olhar para o céu (e não for ofuscado pela poluição luminosa) poderá ver uma chuva de estrelas, embora na verdade seja uma chuva de meteoros. Serão cerca de 100 “estrelas cadentes”, antecipa o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

“Visível, anualmente, a partir de meados de julho, entre os dias 17 julho e 24 de agosto”, esclareceu o organismo responsável pela hora legal em Portugal.

Este ano, o pico da chuva de meteoros está previsto para entre as 7h30 e as 10h00 de 13 de agosto, período durante o qual será registada essa intensidade de cerca de 100 meteoros por hora.

Se “infelizmente” não é possível “observar o máximo em Portugal”, o fenómeno será ainda bem visível quando chegar a noite, desde que as pessoas se afastem dos locais luminosos.

A chuva de meteoros “será ainda bastante favorável durante a noite de 12 para 13 de agosto, a partir das 23h00, quando a constelação de Perseu aparecer acima do horizonte, a nordeste, e durante a madrugada de quinta-feira”.

Ainda segundo o OAL, a Lua também apresenta uma conjuntura favorável à observação do fenómeno, até por atingir “a fase de Lua Nova” na próxima sexta-feira.

“Se o céu se apresentar límpido, teremos uma maravilhosa visão do céu, ver-se-á Saturno (mesmo na constelação de Balança) e as maravilhosas constelações de verão já aparecerão em todo seu esplendor: Lira, Cisne, Águia, Escorpião”, antecipou ainda o organismo.

Nos Açores, o Observatório Astronómico de Santana vai abrir as portas, amanhã à noite, para que os interessados possam ver a passagem anual das Perseidas.

Em destaque

Subir