Nas Notícias

No Facebook, haverá herdeiros e quem morre até pode fazer ‘amigos’

facebook1 A sua conta do Facebook pode ser o seu legado, quando morrer. Até agora, os perfis dos utilizadores que morrem permanecem ativos, sendo que a rede social pode, após contacto de familiares, transformar o espaço numa espécie de memorial. Mas o Facebook vai inovar e criar herdeiros da conta.

Há vida além da morte? No Facebook, os perfis podem ter herdeiros e vida eterna. Segundo o Wall Street Journal, o Facebook passa a criar a opção de “escolher um contacto de herdeiro”, que será a pessoa que poderá assumir a gestão de um perfil de alguém que tenha morrido.

A rede social não pensou na morte dos utilizadores, na sua origem, mas deparou-se com este problema. Muitos perfis de pessoas que morreram mantêm-se ativos, o que dá origem a um processo incómodo.

Cabe aos familiares contactar a rede social e pedir para que a conta seja encerrada, ou para que seja transformada num memorial.

Em breve tudo muda, porque o Facebook vai criar a possibilidade de se escolher um herdeiro dessa conta, que terá poderes para a gerir, desde mudar imagens de perfil, escrever posts e até mesmo aceitar novos pedidos de amizade.

Há ainda outros poderes eventualmente concedidos a este herdeiro, como por exemplo um download de todas as fotos e publicações feitas pelo familiar ou amigo, desde que criou a conta no Facebook.

Apenas será vedada a possibilidade de alterar qualquer publicação anterior à morte. Ou seja, o herdeiro de uma conta da rede social não tem poder de edição, ou de alterar as definições de conta.

Todas as mensagens do foro privado que estiverem no arquivo de quem morreu também ficam vedadas a estes herdeiros.

Para já, esta valência só está disponível nos Estados Unidos. Em breve, outros países poderão criar um “contacto legado”.

Para selecionar um herdeiro da conta do Facebook, é necessário escolher “configurações”, seguir pelo menu “segurança” e clicar no “contacto legado”.

A partir daí escolhe-se um amigo (que tem de ter conta ativa no Facebook) a quem caberá a gestão da conta.

Em destaque

Subir