Mundo

Iraniana posou nua e radicais ameaçam cortar-lhe os peitos

farahani Golshifteh Farahani, uma atriz iraniana radicada em França, posou nua para uma revista, em prol das liberdades das mulheres no Médio Oriente. Os radicais telefonaram para a família e ameaçaram cortar-lhe os peitos para os enviar “ao pai numa bandeja de prata”.

A atriz Golshifteh Farahani deu o peito ao manifesto e foi ameaçada de ficar sem eles.

A iraniana de 31 anos está exilada em França desde 2012, quando exibiu um seio numa campanha em defesa dos direitos das mulheres no Médio Oriente. Agora, posou nua para a revista Egoiste, insistindo na mensagem.

“No Oriente Médio, as mulheres sentem-se culpadas desde que começam os impulsos sexuais”, argumentou Farahani, que na polémica foto cobre os peitos com as mãos.

Quando o ato se tornou público no Irão, os movimentos radicais começaram a ameaçar a família, que vive em Teerão.

Num telefonema, afirmaram mesmo que a atriz tinha de “ser punida” e até explicaram como: “ter os peitos cortados e enviados ao pai numa bandeja de prata”.

Farahani escusa de esperar apoio das autoridades iranianas. Afinal, o ministro da Cultura já a tinha criticada por, numa cerimónia de gala, ter usado um vestido ‘caicai’ sem sequer se ‘proteger’ com um lenço ou uma echarpe.

“Posar nua não ajuda as mulheres, apenas degrada o corpo feminino”, condenou o líder da Coligação de Muçulmanos Livres, num comentário às fotos da Egoiste.

O trabalho para a revista francesa foi realizado por Paolo Roversi, um dos mais conhecidos fotógrafos de moda.

Em destaque

Subir