Mundo

Ninguém sabe do paradeiro do primeiro-ministro sírio Riad Farid

riad faridDe acordo com as notícias desta manhã, Riad Farid, primeiro-ministro da Síria demitido pelo regime de Bashar al-Assad, havia desertado para a Jordânia juntando-se à oposição. Entretanto, essa informação foi desmentida por uma fonte anónima do governo jordano à Associated Press.

Riad Farid foi eleito para primeiro-ministro sírio aquando das eleições do passado mês de maio. Depois de vários conflitos com a oposição e ataques que têm gerado um clima de violência e instabilidade no país, o primeiro-ministro demitiu-se para unir-se às forças da oposição, segundo o próprio informou no dia de hoje.

“Anuncio hoje a minha deserção do regime assassino e terrorista e que me juntei às fileiras da revolução da liberdade e da dignidade. Anuncio que, a partir de hoje, sou um soldado nesta revolução abençoada”, citou o porta-voz do ex-governante, Muhammed el-Etri.

Ainda segundo el-Etri, a demissão de Farid e a união ao Exercito Livre já estava sendo planeada há vários meses e “o governo só anunciou a sua demissão depois de se ter apercebido de que tinha abandonado o país”

A estação televisiva Al Jazzera avançou que o ex-político havia desertado juntamente com a sua família para a Jordânia, para unir-se à oposição ao regime de Damasco.

Fonte próxima do governo da Jordânia veio agora desmentir, afirmando que Riad Friad não se encontrada sob alçada da Jordânia e desta forma ninguém sabe ao certo o paradeiro do ministro demissionário.

Em destaque

Subir