Mundo

Nelson Mandela permanece em estado grave, uma semana depois de ter sido internado

nelson mandela3nelson mandela510 1O estado de saúde de Nelson Mandela continua a suscitar grandes preocupações aos médicos, apesar da ligeira melhoria registada nesta sexta-feira, dia em que se cumpre uma semana desde que o ex-presidente da África do Sul foi internado num hospital de Pretória, devido a uma infeção pulmonar.

Nelson Mandela continua debilitado, a recuperar da infeção pulmonar que o conduziu ao hospital. Nos últimos dias, o ex-presidente da África do Sul apresentou ligeiras melhorias, mas permanece em estado considerado muito grave, dado o historial clínico, o problema de saúde de que padece e a sua idade avançada: 94 anos.

Ontem à noite, o atual presidente da África do Sul, Jacob Zuma, deslocou-se ao hospital de Pretória, para visitar o antigo ativista, símbolo da luta contra o Apartheid.

“O estado de saúde de Madiba ainda é grave. Pedimos às pessoas que continuem a rezar por ele, para que tenha uma rápida recuperação”, revelou o chefe de estado sul-africano, numa nota enviada à imprensa.

Jacob Zuma estabeleceu contacto com os médicos e recebeu um prognóstico apesar de tudo animador, em virtude do quadro clínico que levou Mandela ao hospital. Refira-se que esta foi a quarta vez que Mandela teve de ser internado, desde dezembro.

Mandela foi o líder do movimento anti-Apartheid da África do Sul. Esteve 27 anos na prisão, durante aquele regime racista. Foi libertado em 1990 e deu seguimento à sua luta pela pacificação no país, num período de tensa transição.

Após o fim do regime, Mandela foi eleito como primeiro presidente negro da África do Sul, em 1994. É uma das grandes figuras mundiais e a maior personalidade da África do Sul.

Em destaque

Subir