Tecnologia

Negócio da compra da Motorola por parte da Google autorizado pela China

google1Compra já tinha sido autorizada por grande parte das organizações, faltava só o “sim” vindo da China. Chega agora, mas Google compromete-se a não cobrar pelo Android.

A Google já tem autorização de todos para avançar para a compra da Motorola Mobility. O negócio já havia sido anunciado em agosto de 2011, faltava porém a resposta positiva por parte das organizações chinesas.

Da Ásia chega a autorização, mas não chega sozinha, vindo acompanhada de algumas exigências. Assim, a gigante da Internet é obrigada a manter o sistema operativo Android livre, durante os próximos cinco anos. Recorde-se que neste mercado existia o receio de mudanças nesta parte. Caso a Google comprasse alguma fabricante de telemóveis, era bem possível que começasse a cobrar pelo Android, algo que está proibida até 2017.

O negócio, que envolve cerca de 12,5 mil milhões de dólares, é contudo olhado como uma jogada de bastidores por parte da empresa norte-americana. Ao comprar a Motorola, a Google fica automaticamente detentora de mais de 17 mil patentes, na área da mobilidade, o que pode, a longo prazo, obrigar a concorrência a pagar bem caro sempre que pretenda lançar algum novo dispositivo.

O negócio de aquisição da Motorola deverá ficar concluido durante esta semana.

Recorde-se que a Motorola já foi a empresa mundial que mais telemóvel vendeu, tendo sido ultrapassada em 1998 pela Nokia, que perdeu o ano passado o primeiro posto, para a Samsung. Saiba mais aqui.

Em destaque

Subir