Nas Notícias

Violência no seio familiar está a crescer e no topo dos crime em Portugal

violencia_domestica1A violência doméstica é o crime mais praticado em Portugal e que assinala maior propensão para aumentar, indica Procuradoria Distrital de Lisboa. Dezenas de milhar de processos foram abertos e decorrem mais de 250 investigações, apenas entre as zonas de Caldas da Rainha e Almada.

Há mais casos de violência no seio familiar, sendo que os crimes de violência doméstica estão em primeiro lugar da lista de criminalidade, segundo um relatório tornado público pela Procuradoria Distrital de Lisboa.

Este relatório aponta números entre as regiões das Caldas da Rainha e Almada. Segundo aquela procuradoria, estão em curso 50 mil inquéritos, além de 2556 processos de investigação. Verifica-se uma média diária de 28 novos casos. Os tribunais de Amadora e Sintra são as aqueles que assinalam maior número de crimes.

Estes dados de criminalidade deverão aumentar, nos próximos meses, em virtude do agravamento das condições económicas das famílias, que geram fenómenos de violência doméstica.

As agressões dentro de portas são mais frequentes do que os crimes relacionados com drogas e abusos de menores (também enquadrados no conceito de violência doméstica).

Nos últimos seis anos, 250 mulheres foram mortas às mãos dos maridos, namorados e companheiros, vítimas deste tipo de violência doméstica, um dos maiores flagelos das sociedades atuais.

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) já adiantara que os casos de violência doméstica em Portugal estão a aumentar. Há uma média de 19 agressões por dia, de acordo com a APAV, sendo que houve mais cinco mortes, numa comparação entre 2010 e 2011.

Em 2008, houve 20 394 casos de agressões no seio familiar, enquanto em 2010 se verificaram 25 129. Esta diferença de valores representa um aumento de 23 por cento.

Em destaque

Subir