Mundo

Naufrágio do ferry: Dezenas de mortos e desaparecidos numa das piores tragédias fluviais no Bangladesh

rio_bangladeshNúmero de mortos e desaparecidos deixa antever que o naufrágio no rio Meghna é uma das piores tragédias fluviais no Bangladesh. O choque entre um ferry-boat e um navio já provocou a morte de 32 pessoas, entre as quais algumas crianças. O número de desaparecidos deixa adivinhar muitas mais perdas humanas. Estima-se que o ferry transportasse cerca de 300 passageiros e há mais de 100 desaparecidos.

As operações de socorro no Bangladesh prosseguem, com 32 corpos retirados do ferry afundado, entre os quais os de duas crianças e cinco mulheres. Há cerca de meia centenas de sobreviventes que conseguiram nadar até à margem do rio Meghna.

As equipas de resgate tentam há várias horas trazer à superfície o ferry-boat, de dois andares, que está no fundo das águas do rio Meghna. O naufrágio ocorreu depois de uma colisão frontal com um petroleiro, a sudeste de Dacca, às 2h30 locais (20h30 em Lisboa), numa altura em que quase todos os passageiros estavam a dormir.

Teme-se que mais pessoas estejam ainda presas no navio afundado. As equipas de resgate estão a tentar libertar o barco, apesar de serem quase nulas as probabilidades de encontrar sobreviventes.

As causas do acidente vão ser investigadas, segundo garante o governo do Bangladesh. Os ferry-boats não têm condições de segurança e estão quase sempre sobrelotados. Este tipo de balsas é o principal modo viajar naquele rio, que cruza o Bangladesh.

A Autoridade Nacional de Transporte de Águas Fluviais do Bangladesh realça que entre 1977 e 2010 morreram 4047 pessoas, em 396 acidentes nos rios. E o transporte fluvial assume grande importância, num país onde abundam os rios. As embarcações no Bangladesh não são seguras e estão em mau estado de conservação.

O Bangladesh tem assistido a uma série de tragédias de barco, nos últimos tempos. O pior ocorreu em 2009, provocando a morte a 85 pessoas, também afogadas numa balsa semelhante, que naufragou a sul do país.

Em destaque

Subir