Tecnologia

Nasce o Guimarães Mobitur, um guia para que nada lhe escape

guimaraes_mobitur

Com a Capital Europeia da Cultura em pleno movimento, a Câmara Municipal daquela cidade acaba de “oferecer” uma ferramenta muito útil para quem a visita, o Guimarães Mobitur. Esta aplicação que está disponível, para já, apenas para iPhone, permite ter acesso a toda a informação sobre tudo o que se passa a nível cultural, bem como sobre a própria cidade.

Guimarães não se acomoda e prova disso mesmo é a nova aplicação que a autarquia disponibiliza desde esta semana. Guimarães Mobitur é muito mais que uma simples aplicação. Para todos aqueles que pretendem visitar a cidade, agora, já não precisam de se dirigir a um posto de turismo. De acordo com Amadeu Portilha, vereador do Turismo da Câmara Municipal de Guimarães, ao portal Dinheiro Vivo, esta aplicação permite “visitar a cidade sem ter que ir praticamente ao posto de turismo”.

Várias informações poderão ser consultadas no Guimarães Mobile. Desde logo sobre os espectáculos agendados na Capital da Cultura, bem como preços dos bilhetes e locais onde podem ser comprados. Devido ao funcionamento da aplicação por sistema de geolocalização, qualquer pessoa que a consulte vai poder ter toda a informação de acordo com o local onde se encontra na cidade, com todos os pontos de interesse na sua mão.

Realçar que esta aplicação faz parte de um projecto ainda maior que a Câmara Municipal está a desenvolver para a cidade de Guimarães. Está prevista até Setembro de uma plataforma de informação online bem como a colocação de internet wi-fi na cidade e que já este mês estará disponível no centro histórico, gratuitamente. A autarquia vai também colocar placas QR-CODE em vários monumentos para que seja possivel aceder à informação sobre os mesmos através dessa tecnologia.

A empresa portuense Wire Maze foi quem desenvolveu a Guimarães Mobitur que estará bevemente disponível também para o sistema Android.

Em destaque

Subir