Desporto

Direção-Geral de Saúde ‘convoca’ vacina contra o sarampo para o Europeu de 2012

euro_2012Os portugueses ainda não sabem quem vão ser os selecionados de Paulo Bento para o Europeu de 2012, mas já sabem que devem ser vacinados contra o sarampo. A ‘convocatória’ partiu da Direção-Geral de Saúde, que lembra os “mais de 5.000 casos notificados” este ano na Ucrânia.

A vacina contra o sarampo é a primeira ‘convocada’ para os portugueses que tencionam assistir ao Campeonato da Europa em futebol, que vai decorrer entre 8 de junho e 1 de julho em dois países, Polónia e Ucrânia. Ainda antes do selecionador Paulo Bento revelar quem vai levar para representar Portugal em campo, a Direção-Geral de Saúde (DGS) recomendou aos portugueses que pretendam assistir à competição que se vacinem contra o sarampo.

Esta convocatória é justificada pela facilidade de propagação do sarampo, especialmente em grandes concentrações como as que se preveem durante o Europeu. No alerta, a DGS sublinha que o sarampo é “uma das doenças infeciosas mais contagiosas, que se transmite apenas pessoa-a-pessoa”, e que os cidadãos nacionais não se devem iludir o facto de estar, “há vários anos, controlado em Portugal”, pois têm surgido vários surtos na Europa.

Nos últimos anos, segundo o organismo, registaram-se na maioria dos países europeus têm ocorrido surtos nos últimos anos, registando-se “mais de 34.000 casos” na maioria dos países europeus, “incluindo nove mortes e 7.000 internamentos hospitalares em 2011”. Na Ucrânia, um dos países que vai acolher a prova, “mais de 5000 casos notificados em 2012, mas prevê-se a sua intensificação e disseminação geográfica”.

A recomendação é reforçada para quem tiver 18 anos ou menos e tiver vacinas em atraso, tanto mais que a vacina é gratuita. Quem estiver nesta situação deve, “preferencialmente, quatro a seis semanas antes da viagem”, dirigir-se ao centro de saúde para ser vacinado contra o sarampo. Para maiores de idade, para além da eventual atualização do Plano Nacional de Vacinação, “se não estiver vacinado contra o sarampo nem tiver tido a doença, deve vacinar-se com, pelo menos, uma dose de vacina”.

Em destaque

Subir