Nas Notícias

Não sinta culpa por comer chocolate se quer perder peso e ganhar saúde

chocolate1Pesquisa associa o chocolate a pessoas elegantes, o que contraria a tese de que este alimento provoca excesso de peso. A dieta, o índice de massa corporal e a atividade física de mil adultos foram analisados neste estudo norte-americano, sendo que aqueles que comiam chocolate com frequência apresentavam menos peso.

Investigadores da Universidade California San Diego, EUA, levaram a cabo um estudo que deita por terra alguns mitos associados ao consumo de chocolate, ou que, pelo menos, levanta dúvidas quanto aos reais efeitos nocivos desde doce alimento na perda de peso.

E se olharmos às conclusões da pesquisa – que avaliou os hábitos alimentares de mil adultos saudáveis – somos imediatamente conduzidos a uma ideia: comer chocolate não engorda, apesar das calorias que se ingerem.

Mas como nenhuma pesquisa deve ser analisada apenas pelas suas conclusões, tem de se escalpelizar este estudo, que foi publicado na Archives of Internal Medicine, uma prestigiada revista norte-americana.

Beatrice Golomb liderou a equipa que fez o estudo sobre o impacto do chocolate na dieta, bem como o peso e índice de massa corporal (IMC) de todos os participantes no trabalho. Nota prévia: participaram pessoas saudáveis, com idades compreendidas entre os 20 e os 85 anos. A média do IMC dos participantes era reveladora de excesso de peso.

Passou a associar-se a quantidade de consumo de chocolate, que fazia parte da dieta de todos os mil indivíduos. Aqueles que consumiam mais chocolate tinham, paradoxalmente, menos peso, não obstante ingerirem mais calorias do que os que não comiam chocolate com tanta frequência.

Outra nota importante a salientar: o estudo não ignorou a idade, hábitos alimentares e atividade física. Ou seja, nenhum destes fatores interferiu nos resultados e o consumo de chocolate parecia estar, de facto, associado a um peso inferior.

Golomb e a sua equipa de investigadores foram então levados a acreditar que os antioxidantes presentes no chocolate trarão benefícios, provocando redução da pressão arterial e controlando até níveis de colesterol. Por outro lado, este alimento provoca, segundo o estudo, perda de massa corporal.

Segundo defende aquela investigadora, pode estar desfeito um mito, “Pensava-se que a simples presença de calorias no chocolate pode fazer desde doce um mau alimento”, diz, em declarações à agência Reuteurs.

Mas este estudo não pretende fazer a apologia do consumo de chocolate como forma de perder peso. Não há provas dessa realidade. O que se prova é que há efeitos positivos deste alimento. O chocolate preto tem mais antioxidantes, pelo que se recomenda, num paralelo entre qual o melhor tipo de chocolate a consumir.

Este não é o primeiro estudo sobre chocolate que aponta efeitos positivos para a saúde. Recentemente, um trabalho provou benefícios deste alimento, não na dieta e perda de peso, mas na prevenção de doenças cardiovasculares. Leia mais.

Em destaque

Subir