Mundo

Na Tunísia há recolher obrigatório para evitar protestos devido ao desemprego

violencia na tunisiaNa Tunísia, as autoridades decretaram o recolher obrigatório noturno. É a resposta à escalada de violência no país, depois de vários dias de manifestações e protestos contra os altos níveis de pobreza e de desemprego. O recolher vigora entre as 20h00 e as 05h00.

A violência na Tunísia tem vindo a crescer desde que, no último sábado, um homem morreu eletrocutado, em Kasserine.

Ridha Yahyaoui, um desempregado de 28 anos, tinha subido a um poste elétrico para protestar contra a alegada manipulação num concurso público, referindo que o seu nome tinha sido excluído de uma lista de contratações para a função pública.

Desde então que uma onda de protesto tem assolado ao Tunísia, levando agora o Governo a decretar um recolher obrigatório.

“Em face dos ataques a propriedades públicas e privadas e de a prossecução de tais atos representar um perigo para a segurança da pátria e dos cidadãos, foi decidido proclamar a partir de hoje o recolher obrigatório em todo o território entre as 20h00 e as 05h00”, adiantou um comunicado do Ministério do Interior.

Também devido à crescente onda de violência, Habib Essid, o primeiro-ministro, terminou antecipadamente uma visita oficial a vários países da Europa, tendo já regressado a Tunes.

Essid vai reunir de emergência o Conselho de Ministros, amanhã.

Em destaque

Subir