Economia

Multibanco: Portuguesas levantam menos, mas pagam mais vezes

multibanco A SIBS está a registar uma alteração na forma como os portugueses usam o cartão multibanco. As operações de pagamento têm aumentado, ao passo que o levantamento de dinheiro tem vindo a diminuir. Em três semanas, foram pagos 1969 milhões de euros através dos terminais da rede.

A empresa que gere os terminais multibanco revelou os dados de utilização dos cartões ao longo das primeiras três semanas da época de Natal, entre 24 de novembro e 14 de dezembro.

O comparativo com os dados da SIBS referentes ao mesmo período de 2013 (de 25 de novembro a 15 de dezembro) permite detetar uma alteração na forma como os portugueses estão a usar os cartões bancários.

De acordo com os dados fornecidos pela entidade, houve uma subida de 5,1 por cento no valor dos pagamentos realizados através dos terminais da rede, movimentando mais de 1969 milhões de euros.

Ao todo, foram mais de 48,7 milhões de operações de pagamento, mais 5,9 por cento do que as realizadas no ano passado, revelou a SIBS.

Contudo, o valor médio por compra caiu para os 40 euros.

O uso do cartão para fazer levantamentos de dinheiro tem vindo a cair. Face às primeiras três semanas da época de Natal de 2013, este tipo de operações caiu 1,5 por cento.

Os 25,5 milhões de levantamentos efectuados totalizaram um valor de 1659 milhões de euros, 1,6 por cento abaixo do movimentado no ano passado, assim como uma queda no valor médio do levantamento, que em 2014 se situa nos 65 euros.

Em comunicado, a SIBS destaca que, “nesta semana, e em comparação com o ano anterior, registou-se um aumento global (levantamentos e compras) dos volumes processados na rede SIBS de 3,2 por cento no número de operações e de 1,9 por cento no montante transaccionado”.

No ano passado, foram movimentados 71 milhões de euros através de pagamentos e levantamentos nos terminais da rede multibanco.

Em destaque

Subir