Mundo

Motorista estaria a trocar um DVD quando embateu no túnel na Suíça

autocarro_acidente_suicaA causa do acidente num túnel na Suíça, tragédia que matou 28 pessoas (entre as quais 22 estudantes belgas), permanece por apurar, mas há testemunhas que relatam que o motorista estaria a trocar um DVD no autocarro, distração que motivou a perda do controlo do autocarro. A notícia resulta de uma investigação de dois jornais da Bélgica e da Suíça, mas não é confirmada pela polícia. Entretanto, os corpos começaram a ser repatriados.

O autocarro estava em condições de segurança e todos os passageiros tinham cintos de segurança colocados. As revisões também estavam em dia e não há aparentes motivos para o acidente, na Suíça, que retirou a vida a 28 pessoas e provocou ainda 24 feridos.

No entanto, surge agora um trabalho jornalístico que cita relatos de testemunhas, que seguiam no autocarro. Os jornais ‘Aargauer Zeitung’, suíço, e ‘Het Laatste Niews’, belga, adiantam que o motorista estaria a fazer uma troca de DVD, antes de embater na parede do túnel.

Essa alegada distração terá sido fatal e pode ser a causa do fatídico acidente. No entanto, ainda não existe uma causa oficial para o desastre, sendo que a polícia não confirma qualquer teoria sobre as razões do acidente trágico.

Segundo o jornal Terra Brasil, fonte do Governo da Suíça confirma a existência de um DVD na posse do motorista. Trata-se de um suporte que foi entregue ao condutor do autocarro momentos antes do embate no túnel. Algumas crianças que sobreviveram ao acidente terão confirmado estes factos, quer aos próprios pais, quer aos médicos que lhes prestaram assistência no hospital.

As informações de que o motorista ter-se-á distraído a fazer uma troca de DVD estão a ser investigadas pelas autoridades, que dão relevância aos testemunhos de quem seguia no autocarro, uma vez que não existem outros indícios que possam justificar o acidente.

Existe, no entanto, uma informação de um porta-voz da polícia, que aponta esta informação dos jornais da Bélgica e da Suíça como “especulativas”. Por outro lado, as câmaras de segurança existentes no túnel não permitem confirmar qualquer movimentação do motorista que possa consolidar a teoria de distração.

O sono ou descuido do condutor foram as primeiras hipóteses apontadas para justificar a tragédia. Do acidente resultaram 28 vítimas mortais, entre as quais 22 crianças e os dois motoristas. Os menores regressavam a casa, na Bélgica, depois de umas miniférias na neve da Suíça.

Em destaque

Subir