Motociclismo

MotoGP: Valentino Rossi regressa aos triunfos diante o seu público

RossiMisano214RossiMisano214 600Valentino Rossi levou ao rubro os seus muitos seguidores, que se deslocaram este domingo ao circuito de Misano ao garantir uma vitória incrível no Grande Premio de San Marino de MotoGP, marcado pelo primeiro grande erro do ano de Marc Marquez.

Apesar de não arrancar da primeira fila para esta corrida, como sucedida com os dois pilotos oficiais da Yamaha – Rossi e Jorge Lorenzo – o campeão do mundo era um dos principais favoritos à vitória no traçado italiano. O que pareceu confirmar-se nas primeiras voltas.

No entanto, e apesar de conseguir rapidamente chegar-se à frente da corrida e entrar num duelo aberto com os dois homens da Yamaha, Marquez sabia desde os treinos que a sua Honda não tinha o melhor acerto para Misano.

O espanhol tentou compensar isso com o talento mas foi um pouco mais além dos limites, primeiro deixando para trás Lorenzo – líder nas voltas primeiras voltas – e depois iniciando um duelo cerrado com Rossi. Por duas vezes o italiano respondeu a Marquez, até que este perdeu o controlo da sua RC213V na curva Rio e caiu.

PedrosaMisano214 600A partir dessa altura Valentino Rossi passou a controlar a diferença para o seu companheiro de equipa, enquanto Dani Pedrosa procurou limitar os danos no campo da Honda garantindo o último lugar do pódio, depois de deixar para trás as Ducati de Andrea Dovizioso e Andrea Iannone.

Já Marc Marquez, depois de ter retomado a corrida, encetou uma recuperação que o levaria até ao 16.º posto. Insuficiente para pontuar e permitir que se possa sagrar campeão antes do Grande Prémio do Japão.

Para Rossi esta foi a primeira vitória em solo italiano desde 2009 – também em Misano – econtrando-se agora no terceiro lugar do campeonato atrás de Pedrosa. E matematicamente ainda pode ser vice-campeão.

“Tudo funcionou bem na equipa e fizemos uma boa qualificação. Tive um bom começo da prova e lutei com Marc e Jorge. Sabia que Marc queria ficar na frente. Depois quando vi a placa percebi que ele tinha caído percebi que seria mais fácil, pois já tinha uma pequena vantagem sobre Jorge”, contou Valentino Rossi após a corrida.

RossiMisano314 600“Durante o fim-de-semana percebemos que a Yamaha estava bastante forte e que tínhamos uma pequena vantagem sobre as Honda. Em casos destes Marquez parece ter dificuldades, e sentimo-nos motivamos porque pensávamos que hoje podíamos ganhar. Mas é sempre difícil”, acrescentou o ‘Doutor’ após a corrida.

Resultado da qualificação

1.º Valentino Rossi (Yamaha) 44m14,586s

2.º Jorge Lorenzo (Yamaha) + 1,578s

3.º Dani Pedrosa (Honda) + 4,276s

4.º Andrea Dovizioso (Ducati) + 5,510s

5.º Andrea Iannone (Ducati) + 11,771s

6.º Pol Espargaro (Yamaha) + 18,99s

7.º Bradley Smith (Yamaha) + 23,100s

8.º Alvaro Bautista (Honda) + 36,458s

9.º Cal Crutchlow (Ducati) + 38,480s

10.º Yonny Hernandez (Ducati) + 45,878s

Em destaque

Subir