Velocidade

ELMS: Quarto lugar de Filipe Albuquerque em Paul Ricard adia decisão para o Estoril

AlbuquerquePaulRicard314AlbuquerquePaulRicard314 600Filipe Albuquerque e os seus companheiros de equipa – os britânicos Simon Dolan e Harry Tincknell – terminaram as 4 Horas de Paul Ricard na quarta posição, mas mantêm-se na discussão pelo título do campeonato European Le Mans Series, que agora se vai decidir na derradeira corrida, marcada para Outubro no Autódromo do Estoril.

A equipa do piloto português até chegou a estar no comando da corrida, nomeadamente na fase inicial, quando Tincknell se afastou dos seus perseguidores, depois de ter levado a melhor sobre o LMP2 da Murphy Prototype.Mas foi na segunda metade da prova que tudo se complicou.

No turno de condução do Zytek n.º 38 Simon Dolan degradou demasiado os pneus, o que significou a perda de diversas posições, e quando chegou a altura de Albuquerque guiar a equipa encontrava-se já no sexto posto.

O piloto de Coimbra viu-se obrigado a encentar uma recuperação, mas o atraso já era demasiado para poder pensar no pódio, embora o ritmo que imprimiu fosse forte.

DolanPaulRicard314 600Quando Dolan voltou para os comandos do Zytek conseguiu aproveitar alguns percalços para chegar ao quarto posto e diminuir o prejuízo para os mais diretos adversários do Alpine da Signatech.

Em termos de campeonato, Filipe Albuquerque e os seus companheiros de equipa mantêm-se na segunda posição, mas agora estão a uma dezena dos líderes, quando estão em jogo 25 pontos na derradeira prova do ELMS.

“Tudo correu como estava previsto. Sabiamos que este circuito era penalizador para os pneus e o Simon foi confrontado com isso. Depois do tempo perdido recuperámos o possível”, começou por dizer o piloto português.

“Em termos de contas do campeonato não foi o que tínhamos planeado, mas continua tudo em aberto. Infelizmente não dependemos apenas de nós no Estoril, mas estou confiante de que pode correr bem. Seria magnífico celebrar o título perante o público português”, acrescenta Albuquerque.

MorandPaulRicard314 600A corrida foi ganha pelo Morgan da Morand Racing – guiado pelo ex-piloto de F1 Christian Klien e também por Jonathan Hirshi e Pierre Ragues –, com a segunda posição a pertencer a Claude-Loup Chatin, Nelson Pantiatici e Oliver Webb, no Alpine da Signatech que lidera o campeonato.

Classificação

1.º Klein/Hirshi/Ragues (Morgan Judd) 125 voltas

2.º Chatin/Pantiatici/Webbe (Alpine Nissan) + 5,518s

3.º Derani/Berthon/Gonzalez (Oreca Nissa) + 18,856s

4.º Dolan/Tinknell/Albuquerque (Zytek Nissan) + 1m20,558s

5.º Bacheta/Shulzhitskiy (Zytek Nissan) + 1m57,916s

6.º Capillaire/Roda/Pic (Oreca Nissan) + 2 voltas

7.º Frey/Mailleux (Oreca Judd) + 3 voltas

8.º Cameron/Griffin/Rugolo (Ferrari) + 6 voltas

9.º Talkanitsa/Kaffer/Venturi (Ferrari) + 6 voltas

10.º McKenzie/Richardson/Walker (Ferrari) + 6 voltas

Em destaque

Subir