Motociclismo

MotoGP: Stoner adapta-se bem nos testes com a Honda

Casey StonerCasey StonerCasey Stoner teve um teste muito produtivo com a Honda em Motegi no seu regresso a uma máquina de MotoGP após vários meses de ausência depois da sua retirada no final da época passada. Um ensaio onde o australiano partilhou o circuito japonês com a Suzuki, que prepara o seu regresso em 2014.

Foram dois dias diferentes para Stoner, já que no primeiro a chuva não permitiu realizar o programa pré-estabelecido, possibilitando-lhe apenas seis voltas. No dia seguinte o tempo melhorou e já foi possível ao bicampeão do Mundo totalizar 47 voltas. Primeiro aos comandos da RC213V e depois com a moto a utilizar pela Honda no próximo ano.

“Felizmente o tempo melhorou e permitiu-nos completar o nosso programa de testes. Foi muito bom voltar à moto nove meses depois e estou feliz com a forma como tudo decorreu, mas não muda a minha opinião sobre um possível regresso. Que é algo em que agora não penso”, afirmou o australiano.

Já a Suzuki pôde perceber a evolução da sua moto, guiada em Motegi por Randy de Puniet, com o francês a conseguir uma boa base de trabalho, como fez questão de salientar o diretor da equipa.

RandyDePunietTestMotegi 1big
Randy de Puniet

“Tivemos a oportunidade de experimentar diferentes afinações com várias configurações e tentamos entender melhor o comportamento da moto em diferentes condições. Apesar das condições meteorológicas difíceis, tivemo a oportunidade de escolher um dos dois quadros disponíveis, que vamos continuar a desenvolver em futuros testes”, explicou David Brivio.

Já De Puniet salientou o facto de ter apenas conseguido aproveitar a segunda jornada de ensaios: “Como ficamos todo o dia nas boxes não tive muito tempo em pista. Além disso a pista estava escorregadia e muito quente hoje, pelo que a aderência não era muito boa”.

“Mas penso que vamos na direção certa com uma das configurações de quadro tínhamos disponível. Tive melhores sensações em termos de pneus e comportamento em curva, por isso vamos continuar este trabalho em Misano no próximo mês”, acrescentou o piloto francês, referindo-se ao teste que a Suzuki tem previsto para o traçado italiano a 16 e 17 de Setembro.

Em destaque

Subir