Motociclismo

MotoGP: Quedas dos adversários dão primeiro triunfo da época a Jorge Lorenzo

LorenzoAragon214LorenzoAragon214 600Jorge Lorenzo foi o surpreendente vencedor do Grande Prémio de Aragon de MotoGP, disputado este domingo no circuito de Motorland, em Alcañiz. Uma corrida bastante atribulada, disputada parte em piso seco e parte com o piso molhado.

Foram as difíceis condições do traçado aragonês a causarem várias quedas, nomeadamente de Valentino Rossi e Andrea Iannone no começo da corrida, e mais tarde as dos pilotos da Honda, Marc Marquez e Dani Pedrosa quando começou a chover com intensidade. Isto porque os dois espanhós teimaram em ficar em pista com pneus ‘slicks’.

Lorenzo viu-se de repente no comando da prova, depois das trocas de moto que todos os pilotos ainda competição tiveram que efetuar a meio da corrida. Depois de regressar à pista espanhol da Yamaha acabaria por se impôr por mais de uma dezena de segundos ao seu compatriota Aleix Espargaró, que se entregou a um duelo com Cal Crutchlow, só batendo o britânico da Ducati sobre a meta.

AleixEspargaroAragon214 600“Que corrida. Inacreditável. Aconteceu de tudo. Este nosso desporto é louco e cheio de altos e baixos. Hoje foi muito positivo, e com estas condições tive que me concentrar bastante. Saber quando mudar de moto foi muito difícil e foi preciso ter alguma sorte a ajudar-nos também”, reconheceu Jorge Lorenzo no final da prova.

“Dei tudo para me manter com Marc e foi uma combinação de coisas. Depois quando vi os placards com os tempos a descerem demasiado e tomei uma decisão de última hora de ir mudar de pnus às boxes. E tivemos alguma sorte. Fui capaz de me manter confortavelmente na frente à chuva”, acrescentou o espanhol da Yamaha.

Um traumatismo na anca não permitiu a Andrea Iannone retomar a corrida. O mesmo sucedendo com Valentino Rossi, que foi levado para o hospital para exames à caneça. Já Marc Marquez e Dani Pedrosa regressaram à corrida, para terminarem a prova respetivamente em 13.º e 14.º, apesar do campeão do mundo não evitar uma nova queda.

MotoGParagon214 600Classificação final

1.º Jorge Lorenzo (Yamaha) 44m20,406s

2.º Aleix Espargaro (Yamaha) + 10,295s

3.º Cal Crutchlow (Ducati) + 10,312s

4.º Stefan Bradl (Honda) + 11,718s

5.º Bradley Smith (Yamaha) + 29,48s

6.º Pol Espargaro (Yamaha) + 29,686s

7.º Alvaro Bautista (Honda) + 29,763s

8.º Hirosgi Aoyama (Honda) + 37,841s

9.º Nicky Hayden (Honda) + 42,957s

10.º Scott Redding (Honda) + 53,937s

Em destaque

Subir