Motociclismo

MotoGP: Marc Marquez triunfa em Aragon e assume candidatura ao título

MarcMarquezAragon210 1MarcMarquezAragon510 1Marc Marquez aumentou as suas possibilidades de se tornar num estreante campeão do Mundo de MotoGP ao vencer o Grande Prémio de Aragon, disputado este domingo no traçado de Motorland.

Isto porque para além de vencer, o jovem espanhol da Honda bateu Jorge Lorenzo e ultrapassou-o no campeonato, enquanto seu companheiro Dani Pedrosa não evitou uma queda, no decorrer da sexta volta da corrida.

Largando daquela que foi a sua sétima ‘pole position’ da temporada, Marquez deixou que Lorenzo assumisse as despesas da prova nas voltas iniciais, entretendo-se num duelo com Pedrosa.

Contudo, a disputa entre os dois pilotos da equipa oficial da Honda – que já renovaram os seus respetivos contratos para 2014 – terminaria na sexta volta quando ambos se tocaram e o mais velho dos dois não evitou a queda na curva 12.

QuedaPedrosa510“Seguia para a curva, ele estava para lá do limite, perdeu completamente a travagem e tocou-me ligeiramente. Quando acelerei o cabo de controlo quebrou e acabei por ter um grande ‘highside’. Não pude evitar o acidente, infelizmente”, explicou Dani Pedrosa, que garantiu estar bem fisicamente, apesar do impacto nas costas e num quadril.

O que terá ‘doido’ mais ao espanhol é o facto do seu companheiro de equipa se ter imposto e liderar agora o campeonato do Mundo com 39 pontos de vantagem sobre Jorge Lorenzo, já que o piloto da Yamaha acabaria por não evitar ser ultrapassado por Marc Marquez oito voltas mais tarde.

Sem Pedrosa em prova, Valentino Rossi viu a oportunidade de chegar ao pódio. Tarefa que não se revelou nada fácil, dada a oposição que o italiano da Yamaha teve por parte de Alvaro Bautista e Stefan Bradl. Aparentemente as dificuldades do ‘Doutor’ deveram-se às misturas de pneus demasiado duras, comparadas com as escolhidas por Lorenzo e os dois pilotos oficiais da Honda.

Cal Crutchlow voltou a não conseguir estar na luta pelo pódio, e o mais que pôde fazer foi terminar diante do seu companheiro de equipa Bradley Smith e bater os dois pilotos da Ducati, Andrea Divizioso e Nicky Hayden.

Classificação

1.º Marc Marquez (Honda) 42m03,459s
2.º Jorge Lorenzo (Yamaha) + 1,356s
3.º Valentino Rossi (Honda) + 12,927s
4.º Alvaro Bautista (Honda) + 13,787s
5.º Stefan Bradl (Honda) + 13,973s
6.º Cal Crutchlow (Yamaha) + 14,662
7.º Bradley Smith (Yamaha) + 31,220s
8.º Andrea Dovizioso (Ducati) + 40,671s
9.º Nicky Hayden (Ducati) + 53,413s
10.º Andrea Iannone (Ducati) + 55,067s

Em destaque

Subir