Motociclismo

Moto 3: Miguel Oliveira a uma ‘unha negra’ do pódio no Grande Prémio do Qatar

oliveira catar2 210oliveira catar2Miguel Oliveira ficou a uma ‘unha negra’ de subir ao pódio no Grande Prémio do Qatar, primeira prova do campeonato do mundo de Moto 3, que este domingo se disputou no circuito de Losail. O piloto português da Mahindra perdeu a terceira posição por 15 milésimas de segundo sobre a meta.

“Na corrida senti-me bem. Foi uma corrida de loucos e não esperava que tivesse sido tão rápido”, começou por dizer Miguel Oliveira, que depois de ter largado da 11.ª posição da grelha de partida, devido às dificuldades em encontrar o ‘cone de aspiração’ de outro piloto na qualificação, Miguel Oliveira realizou uma recuperação notável mal se acenderam os semáforos verdes para o início da prova.

“Nas primeiras voltas estava com algumas dificuldades no segundo setor e tentei perceber a sua origem. Mas desde o princípio que me senti muito bem e tentei rodar no mesmo ritmo que os pilotos da frente”, começou por explicar o piloto de Almada.

Em poucas o Miguel Oliveira guindou-se ao top seis, e a partir daí envolveu-se numa luta titânica pelo terceiro posto com o ‘pole position’ Alex Rins e com o seu ex-companheiro de equipa Efren Vasquez. Por várias vezes os três pilotos trocaram de posição.

Perto do fim o trio alcançou Alex Marquez  e Jack Miller e anular a vantagem que os dois tinham conquistado no início da corrida . E na última volta Miguel Oliveira conseguiu mesmo tomar de assalto a terceira posição, quando Alex Rins cometeu um erro.

Infelizmente a velocidade de ponta da Mahindra veio a revelar-se decisiva, quando Efren Vasquez conseguiu uns centímetros de vantagem quando cruzou a meta lado a lado do piloto português.

Apesar de não subir ao pódio Miguel Oliveira só tinha razões para estar satisfeito pela exibição realizada, que deixou toda a gente muito contente na sua equipa.

“Para ser honesto sempre me senti bem, mas não muito confiante com a mota. Tivemos uma qualificação francamente difícil mas hoje esperava andar próximo do grupo da frente. De qualquer forma estou satisfeito com o meu desempenho na corrida e estou com fortes expetativas para a próxima”, assumiu.

A vitória também foi quase decidida sobre a meta, em favor de Jack Miller, apesar do ‘forcing’ final feito por Alex Marquez.

Classificação

1.º Jack Miller (KTM) 38m05,810s

2.º Alex Marquez (Honda) + 0,233s

3.º Efren Vasquez (Honda) + 0,280s

4.º Miguel Oliveira (Mahindra) + 0,295s

5.º Alex Rins (Honda) + 0,369s

6.º Jakub Kornfeil (KTM) + 0,586s

7.º Alexis Masbou (Honda) + 2,109s

8.º Isaac Viñales (KTM) + 2,161s

9.º Niccoló Antonelli (KTM) + 8,153s

10.º Francesco Bagnaia (KTM) + 8,173s

podio catar

Em destaque

Subir