Motociclismo

MotoGP: Marquez inicia defesa do título com triunfo difícil frente a Rossi

catar 2 210catar 2Marc Marquez não podia ter começado melhor a defesa do seu título mundial de MotoGP. O espanhol da Honda impôs-se no Grande Prémio do Qatar, disputado este domingo no circuito de Losail, após um duelo épico pela vitória com Valentino Rossi.

A primeira corrida do ano da classe ‘rainha’ do motociclismo mundial valeu mesmo pela luta sem tréguas a que se entregaram Marquez e aquele que também é conhecido por ‘Doutor’, com o espanhol e o italiano da Yamaha a trocarem várias vezes entre si a liderança.

Só na penúltima passagem pela meta é que o campeão do Mundo passou definitivamente para o comando, diante um Rossi que nunca baixou os braços e que, com o segundo lugar conquistado salvou o dia – ou a noite, uma vez que a corrida foi noturna – da Yamaha, que logo no início da corrida perdeu o concurso de Jorge Lorenzo, devido a queda.

O espanhol da Yamaha tinha sido o mais lesto na largada, mas algumas curvas à frente perdeu o controlo da sua M1 e foi ao solo com grande aparato, deixando a liderança entregue a Stefan Bradl.

Depois o alemão da Honda Gresini também caiu, surgindo Marc Marquez como natural líder, ainda que com Bradley Smith e Alvaro Bautista por perto. Pura ilusão, já que pouco depois surgiu Valentino Rossi a incomodar o campeão do Mundo.

Enquanto Smith e Bautista acabaram por não evitar quedas que os puseram fora de prova, Dani Pedrosa manteve-se por perto dos dois primeiros e acabou por assegurar o último lugar do pódio, depois de um começo de corrida bem modesto.

catar 3Apesar de bem cedo perder o ‘comboio’ dos homens da frente, Andrea Dovisioso conseguiu manter-se em pista, ainda que acabando por ceder diante de Aleix Espargaró, que se confirmou como o melhor entre os privados ao levar a Foward Yamaha à quarta posição final, diante das duas Ducati, já que Cal Crutchlow terminou imediatamente atrás do seu companheiro de equipa.

Classificação

1.º Marc Marquez (Honda) 42m40,561s

2.º Valentino Rossi (Yamaha) + 0,259s

3.º Dani Pedrosa (Honda) + 3,370s

4.º Aleix Espargaro (Yamaha) + 11,623s

5.º Andrea Dovizioso (Ducati) + 12,159s

6.º Cal Crutchlow (Ducati) + 28,526s

7.º Scott Reding (Honda) + 32,593s

8.º Nicky Hayden (Honda) + 32,628s

9.º Colin Edwards (Yamaha) + 39,547s

10.º Andrea Iannone (Ducati) + 43,360s

Em destaque

Subir