Cultura

Mosquito da dengue em Portugal: “Não há indícios de risco acrescido para a população”

Uma espécie do mosquito da dengue foi agora identificada, pela primeira vez, em Portugal, na região norte, informa a Direção-Geral da Saúde (DGS), em comunicado. O organismo liderado por Francisco George vai manter informação atualizada nos próximos

A Direção-Geral da Saúde e o Instituto Doutor Ricardo Jorge comunicaram que foi identificado, pela primeira vez em Portugal, na região norte do país, uma espécie de mosquito que é transmissor do vírus da dengue.

Em comunicado, a DGS refere que “à semelhança do verificado em vários países da Europa, foi agora identificado, pela primeira vez em Portugal, na região norte, a espécie de mosquito ‘Aedes albopicus'”.

No entanto, o organismo liderado por Francisco George garante que “não há indícios de risco acrescido para a saúde da população”, e que “continuará a informar a população da evolução e das medidas tomadas”.

Os sintomas da doença são, geralmente, dores de cabeça, febres, dores nos músculos e articulações, vómitos e manchas vermelhas na pele. Poderá manifestar-se, ainda que muito raramente, por um quadro hemorrágico.

A infeção do vírus e feita através da picada dos mosquitos do género Aedes infetados com o vírus, não sendo transmissível pessoa a pessoa.

Em destaque

Subir