TV

Morreu Valentina, a menina chilena cujo pedido de eutanásia foi negado

Valentina já não sofre mais. A menina que emocionou o Chile ao pedir para morrer faleceu ontem. “Foram 14 anos de luta”, recordava a adolescente, quando em fevereiro pediu a eutanásia. Desde os 8 anos que a menina sofria de fibrose cística, uma doença hereditária e degenerativa.

Valentina Maureira, a menina chilena que queria a eutanásia, morreu ontem no hospital, de causas naturais.

Desde os 8 anos que Valentina sofria de fibrose cística, uma doença hereditária e degenerativa que ataca pulmões, fígado e pâncreas. Aos 14 anos, a adolescente emocionou o mundo ao pedir à Presidente do Chile, Michelle Bachelet, que lhe concedesse a autorização para que fosse eutanasiada.

O pedido foi negado e Valentina morreu ontem, no Hospital Clínico de Santiago, de complicações causadas pela mesma doença que já lhe tinha matado o irmão, quando este tinha apenas 6 anos de idade.

“São 14 anos de luta, dia a dia, e para minha família foi ainda mais. Estou cansada de continuar a lutar porque vejo sempre o mesmo resultado. Estou muito cansada”, declarou a adolescente quando, em fevereiro, a BBC noticiou o pedido de autorização para a eutanásia.

“Eras uma grande lutadora, mas (como tu mesma tinhas dito) ias perder a batalha. Obrigada por cada momento de alegria e felicidade que deste a mim e a muitas pessoas com quem compartilhaste a tua vida”, escreveu a irmã, Karime, no Facebook de Valentina.

Em fevereiro, o vídeo do apelo da adolescente à Presidente do Chile tornou-se viral, mas Michelle Bachelet respondeu que “a lei vigente no Chile não permite que o Governo aceda a um pedido desta natureza”.

Em destaque

Subir