Cultura

Morreu Jeanne Moreau, a primeira atriz estrangeira na capa da Time (com vídeo)

O cinema francês está de luto. Morreu Jeanne Moreau, um ícone que trabalhou com nomes consagrados como Manoel de Oliveira, François Truffaut e Orson Welles. A também cantora, que tinha 89 anos, foi ainda a primeira atriz estrangeira a surgir na capa da revista Time.

De acordo com a agência France Presse, Jeanne Moreau foi encontrada já sem vida em casa, na Rua de Faubourg Saint-Honoré, em Paris.

Atriz e cantora, Jeanne Moreau tornou-se num ícone do cinema francês ao trabalhar com nomes como François Truffaut, André Téchiné, Louis Malle, Wim Wenders, Orson Welles e Michelangelo Antonioni.

Também trabalhou com o português Manoel de Oliveira, naquele que foi o penúltimo trabalho da francesa no cinema: foi em O Gebo e a Sombra, de 2012.

Jeanne Moreau foi a primeira mulher a integrar a Academia de Belas Artes do Instituto Francês, há apenas 17 anos, e em 1991 recebeu a maior distinção do cinema francês, o César, pelo papel em La vieille qui marchait dans la mer (1991), de Laurent Heynemann.

Em 1960, vencera o prémio de melhor atriz no prestigiado Festival de Cannes, graças à participação em Recusa (1960), de Peter Brook.

“É das personalidades que, por si só, parecem resumir a sua arte. Com ela desaparece uma artista que encarnava o cinema na sua complexidade, na sua memória, na sua exigência”, referiu o Presidente da França, Emmanuel Macron.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=DBUO4M7BNK7M

 

Em destaque

Subir