Tecnologia

Morreu Barnaby Jack, famoso hacker que pirateou caixas multibanco

Barnaby JackBarnaby JackInformático de 35 anos foi encontrado sem vida no seu apartamento em São Francisco, a dias de marcar presença num dos mais conceituados encontros de hackers do mundo. Barnaby ficou conhecido por penetrar no sistema das caixas ATM.

Morreu Barnaby Jack, um dos mais famosos hackers do mundo. O informático de 35 anos foi encontrado morto na passada quinta-feira, 25 de julho, no seu apartamento em São Francisco.

Segundo as autoridades norte-americanas, o cenário de crime não está a ser para já considerado. A polícia acredita que Barnaby terá sido vítima de um AVC.

Contudo, a comunidade hacker não quer acreditar nessa informação. Tudo porque Barnaby Jack se preparava para apresentar factos que comprovavam que implantes cardíacos poderiam ser ‘hackeados’ e controlados à distância.

O informático era um dos ‘cabeças de cartaz’ do evento Black Hat, marcado para esta semana em Las Vegas. Lá, Barnaby Jack, iria demonstrar como seria possível a um pirata informático controlar por exemplo uma bomba de insulina no corpo de um paciente.

Estas descobertas de Barnaby Jack estão a ser consideradas como a principal razão para a sua morte misteriosa. A comunidade hacker acredita que Barnaby estava a lidar com uma indústria poderosa.

‘Jackpot’ nas ATM em 2010
Barnaby Jack ficou conhecido precisamente na conferência Black Hat. Em 2010, perante milhares de presentes, demonstrou como era possível atacar eletronicamente uma caixa multibanco e tirar de lá dinheiro sem ser de uma conta bancária.

Nessa altura, Barnaby Jack informou as entidades bancárias antes de o fazer, ou seja, quando demonstrou como era possível fazer o ataque, já os bancos estavam informados e preparados para corrigirem o problema nas caixas ATM.

Em destaque

Subir