Mundo

Quatro mortos numa colisão entre navios no largo do porto de Roterdão

marQuatro pessoas morreram numa colisão entre um cargueiro e um porta-contentores. Há ainda sete desaparecidos, nas águas gélidas do no Mar do Norte, local onde ocorreu o naufrágio do cargueiro, ao largo do porto de Roterdão, na Holanda.

Quatro pessoas perderam a vida no naufrágio de um cargueiro, que se afundou depois de uma colisão com um porta-contentores, na quarta-feira. “Posso confirmar que encontrámos quatro vítimas. Outras sete pessoas estão desaparecidas”, revela à agência AFP Marcel Oldenburger, porta-voz da guarda costeira.

Além dos quatro mortos, confirmados pelas autoridades, há ainda sete pessoas que se encontram desaparecidas, com hipóteses nulas de sobreviverem, em virtude das baixas temperaturas das águas e do tempo (quase 24 horas) em que se encontram naquelas condições.

Segundo a agência AFP, que cita outro porta-voz da guarda costeira, “as probabilidades de encontrarem sobreviventes são mínimas”. Os desaparecidos deverão ter afundado com o navio, ficando presos e impedidos de lutar pela vida. Mesmo os sobreviventes que foram resgatados apresentavam sinais de hipotermia.

O incidente ocorreu perto do porto de Roderdão, às 18h15 de Lisboa (17h15 locais), numa das zonas de circulação do Mar do Norte mais movimentadas, com Roterdão como ponto de partida e destino. Imediatamente, a guarda costeira deu início às operações de resgate, suspensas durante a noite e retomadas na manhã desta quinta-feira.

Graças às operações de socorro foi possível salvar 13 tripulantes do cargueiro, que estava carregado de automóveis. O navio embateu com um porta-contentores do Chipre e afundou-se. As causas do acidente ainda não estão apuradas pelas autoridades, que procedem a uma investigação.

Quatro dos 13 sobreviventes foram internados num hospital na Bélgica, em virtude da hipotermia e do estado de choque em que se encontravam.

Em destaque

Subir