Economia

Recessão na Zona Euro confirmada pelo Eurostat com queda de 0,1 por cento no PIB

bceA Zona Euro está oficialmente em recessão técnica. O Eurostat confirmou, hoje, que o PIB dos 17 caiu 0,1 por cento em relação ao trimestre anterior, enquanto na União Europeia o índice subiu 0,1 por cento. Em Portugal, a economia caiu pelo oitavo trimestre consecutivo.

A recessão técnica ocorre com dois trimestres consecutivos com o Produto Interno Bruto (PIB) a cair em cadeia e a Zona Euro entrou, oficialmente, nessa situação. O Eurostat confirmou hoje que o PIB dos 17 voltou a descer, recuando 0,1 por cento em relação ao segundo trimestre deste ano. Na avaliação anterior, o gabinete de estatística da União Europeia medira a queda do PIB em 0,2 por cento, quando em comparação com o primeiro trimestre de 2012.

Enquanto os 17 estão em recessão, a União Europeia regista uma melhoria proporcionalmente inversa: o PIB dos 27 subiu 0,1 por cento, do terceiro para o segundo trimestre, depois de uma queda também de 0,2 por cento na avaliação anterior.

O Eurostat divulgou esta quinta-feira que a economia da zona euro voltou a contrair no terceiro trimestre deste ano, com o PIB a cair 0,1% em relação aos três meses anteriores.

No conjunto dos 27 Estados-membros, o PIB aumentou 0,1% no mesmo período, segundo a segunda estimativa divulgada hoje pelo gabinete de estatísticas da União Europeia (UE), que confirma os valores divulgados a 15 de novembro, na previsão inicial.

No segundo trimestre deste ano, as economias da zona euro e da UE haviam registado ambas quedas de 0,2%.

A zona euro entra, assim, em recessão técnica (tradicionalmente definida como dois trimestres consecutivos de queda em cadeia do PIB).

Na análise ao comportamento da economia portuguesa, o Eurostat revela que o PIB caiu pelo oitavo trimestre consecutivo. Desta feita, a descida foi de 0,8 por cento, sendo de 3,4 por cento na comparação homóloga, avalizando os dados provisórios entretanto divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, que amanhã deve indicar o valor definitivo para a evolução do PIB no terceiro trimestre.

Ao recuar 0,8 por cento, o PIB de Portugal foi o que mais desceu na União Europeia, seguido de perto pela Eslovénia, onde recuou 0,6 por cento. Ao invés, as maiores subidas do PIB foram registadas em Estónia e Letónia, ambas com 1,7 por cento.

Os números do Eurostat hoje avançados confirmam as previsões iniciais que o organismo divulgara a 15 de novembro. Antes, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico já estimara que a economia da Zona Euro não deve recuperar antes de 2014.

Refira-se ainda que os dados do Eurostat não incluem informações sobre a Grécia.

Em destaque

Subir