Cultura

Miyazaki, realizador de ‘Viagem de Chichiro’ e ‘Castelo andante’, reforma-se com ‘The Wind Rises’

miyazaki 210miyazakiHayao Miyazaki, o realizador japonês que encantou multidões com filmes como ‘O castelo andante’ e ‘A viagem de Chichiro’, vai reformar-se após a estreia de ‘The Wind Rises’, no Festival de Veneza. Aos 72 anos, o mestre do cinema da animação anuncia o ‘sayonara’.

‘Sayonara’, Hayao Miyazaki. Aos 72 anos, o realizador japonês vai estrear ‘The Wind Rises’, no Festival de Veneza (Itália), e depois reforma-se. A revelação partiu de Koju Hoshino, sócio do autor de filmes marcantes no cinema de animação como ‘O castelo andante’, e será confirmada na sexta-feira, dia em que Miyazaki deve realizar a última conferência de imprensa.

O filme com que participa em Veneza será o 11.º de uma carreira consagrada em ‘A viagem de Chichiro’, o filme que venceu o Urso de Ouro (para além do prémio para melhor filme de animação) no Festival de Berlim (Alemanha) de 2001.

‘The Wind Rises’ baseia-se em factos reais, mas desta vez não tem as crianças como destinatários. Antes de se despedir, Hayao Miyazaki enfrenta um dos piores ‘tabus’ da cultura japonesa: o ataque nipónico à base de Pearl Harbor (EUA), durante a II Guerra Mundial. O principal personagem do filme é Jiro Horikoshi, o criador do Mitsubishi A6M Zero, avião celebrizado no ataque a Pearl Harbor.

Caso a 11.ª e última obra de Miyazaki vença o Leão de Ouro, o principal prémio do 70.º Festival de Veneza, será a despedida em grande para o realizador que, em 2004, recebeu do júri italiano o prémio de carreira.

Em destaque

Subir