Nas Notícias

Ministro lamenta o “drama” dos 2000 comboios novos e demasiado largos

tgvx210comboiosO ministro dos Transportes da França lamenta o “drama cómico” que vai obrigar a pagar centenas de milhões de euros em obras: há 2000 comboios, novos, que são demasiado largos e não cabem nos cais das estações. A culpa, diz a SNCF, é dos mapas desatualizados da RFF.

A França tem 2000 comboios que, apesar de serem ‘novinhos em folha’, estão parados: é que são demasiado largos e, em cada seis estações regionais, só conseguem entrar no cais de uma.

Este “drama cómico”, como lhe chamou o ministro dos Transportes, terá já obrigado ao gasto de mais de 80 milhões de euros em obras de adaptação nas plataformas, para que estas possam receber as mais de 2000 carruagens que custaram mais de 15 mil milhões de euros.

A SNCF, a operadora pública (equivalente à nossa CP), acusa a gestora da ferrovia, a RFF (em Portugal é a REFER), de fornecer mapas da ferrovia desatualizados. “É como comprar um Ferrari e depois perceber que não cabe na garagem porque antes não tinha um Ferrari”, lamentou um porta-voz da RFF. Leia mais.

Do outro lado do canal da Mancha rebentou outro escândalo: o príncipe Carlos, herdeiro da coroa britânica, terá comparado Vladimir Putin, o Presidente da Rússia, ao infame ditador nazi, Adolf Hitler.

“Putin está agora a fazer quase o mesmo que Hitler”, terá afirmado Carlos, numa conversa sobre a Crimeia com Marienne Ferguson, uma refugiada que nos anos 40 teve de deixar a Europa para fugir ao regime nazi.

“Devo dizer que concordo com ele e que muitas pessoas também concordarão. Fiquei muito surpreendida por ele ter feito o comentário, até porque não é suposto que eles digam este género de coisas, mas foi muito sincero e honesto”, argumentou Marienne Ferguson.

De Putin já veio um aviso não oficial, através de um jornal local citado pelo britânico The Guardian: com este tipo de afirmações, o príncipe arrisca “espoletar um escândalo internacional”. Saiba outras reações ao comentário do príncipe Carlos.

Outro escândalo é “inacreditável” para Mário Balotelli, o avançado que foi vítima de um insulto racista, durante um treino da seleção de Itália.

Três homens foram identificados pela polícia militar. Um deles é o autor do ato racista. Veja o que aconteceu.

Por cá, foi o ator Manuel Marques quem insultou uma em cada 30 pessoas, pedindo desculpas às restantes 29.

“E quando estiveres a esbracejar por socorro, que tenhas muita gente à tua volta, mas mesmo muita gente, mas nenhuma delas perca um segundo sequer para te ajudar, minha grande besta”, afirmou o humorista. Perceba as razões de Manuel Marques.

Merece ainda destaque a história de Sheila Vogel-Coupe, a prostituta de 85 que recusa deixar de trabalhar.

Esta bisavó prefere o título de “acompanhante” e garante que continua a receber convites de homens, de todas as idades. Conheça a história.

Em destaque

Subir