Mundo

Ministra de Hollande demitida por criticar orçamento em entrevista

delphine bathodelphine batho 510A ministra francesa da Ecologia, Delphine Batho, foi demitida por François Hollande, depois de conceder uma entrevista onde criticou o Orçamento do Estado para 2014, apelidando-o de “mau”. A demissão suscitou reações políticas e cívicas em França.

A ministra socialista Delphine Batho criticava o facto de o Orçamento do Estado para 2014, proposto por Hollande, retirar sete por cento de receitas ao ministério da Ecologia, Desenvolvimento Sustentável e Energia. Poucas horas depois de conceder a entrevista, foi afastada do cargo pelo presidente.

François Hollande tomou esta decisão depois de ter revelado, recentemente, que não aceitaria ideias que contrariassem as opções governativas. Com esta demissão, o presidente francês dá um sinal de força.

No entanto, a decisão não foi bem acolhida e gerou fortes críticas a Hollande, acusado de tentar silenciar eventuais opositores, ou pessoas que discordem das suas opções. Acresce que a decisão de cortar no orçamento da Ecologia não está de acordo com a promessa de François Hollande, que afirmou, em setembro passado, que pretende fazer da França um país de “excelência ambiental”. Este ministério sofreu o maior corte de todos os que formam o governo.

Em destaque

Subir