Nas Notícias

Mineira Syrah anuncia acordo com governo de Moçambique

A empresa mineira australiana Syrah Resources anunciou hoje a concretização de um acordo com o Governo de Moçambique para a transferência de 5 por cento da participação nas atividades da empresa que explora grafite na mina de Balama.

“A Syrah tem o prazer de anunciar que, como passo seguinte ao acordo para a disponibilização de 5 por cento de participação acionista, um acordo entra os acionistas foi executado pela Syrah e as suas subsidiárias”, lê-se num comunicado distribuído pela mineira australiana.

O objetivo do acordo é definir a relação entre o grupo empresarial e a Empresa Moçambicana de Exploração Mineira (EMEM), lê-se no comunicado, que cita o presidente executivo da Syrah dizendo que esta iniciativa “é mais uma demonstração da natureza construtiva da relação entre a empresa e o governo moçambicano”.

A sociedade mineira australiana é uma das empresas internacionais que está a explorar grafite no norte de Moçambique, nomeadamente na mina de Balama.

A procura por grafite está em alta a nível mundial por ser um componente usado em baterias, numa altura em que os mercados de automóveis movidos a eletricidade e de outros produtos elétricos, como as aeronaves autónomas (popularizadas através da palavra inglesa ‘drone’), estão em expansão.

0Shares

Mais partilhadas da semana

Subir