Tecnologia

Microsoft deverá desenvolver concorrente ao iMac da Apple

pc_all_in_on_ surfaceA Microsoft continua focada em alargar o seu portfólio de hardware. Depois dos Lumias e do Surface, a Microsoft deverá investir num computador All In On (AIO) semelhante ao iMac, da Apple. Existem outros AIO, da HP, Asus, etc… Mas o foco será a ‘competição’ com o dispositivo da Apple.

Quem dá conta desta pretensão da Microsoft é o site DigiTimes. E, aliás, faz todo o sentido que a marca de Redmond tenho um ecossistema (também em hardware) completo, de forma a competir de igual para igual com a marca da maçã.

O conceito baseia-se, como não poderia deixar de ser, na linha Surface. Por esse motivo a Microsoft está a ‘desistir’ dos lumias. A ideia é criar uma linha de hardware com um único nome, Surface.

Este rumor a confirmar-se e, aliando o mesmo à chegada de um Surface Phone – que deverá acontecer no início do próximo ano – vem dar à Microsoft uma linha completa de hardware para se juntar à já completa linha de software da marca.

Com a chegada de um computador AIO Surface, teríamos assim uma linha de hardware com a seguinte denominação: Surface (PC), Surface Book (portátil), Surface Pro (Tablet/PC) e Surface Phone (smartphone). Isto seria o culminar de uma linha completa de hardware inigualável, uma vez que o software a alimentar essa linha é exatamente o mesmo, o Windows 10.

Apesar de a Apple ter uma linha completa de hardware, a verdade é que os sistemas operativos diferem de umas para as outras. Se iPhone usa o iOS, já o iMac usa o OSX, o que pode significar divergências de usabilidade quando se troca de plataforma.

Uma das grandes vantagens em ter o hardware da mesma marca que desenvolve o software, passa logo por uma maior customização entre ambos, à semelhança do que acontece na Apple. Para além disso, a retrocompatibilidade entre os diferentes dispositivos passa a ser maior, dando aos utilizadores mais opções de trabalho sem ter de os limitar a um único dispositivo.

Em destaque

Subir