Nas Notícias

Merkel quer discutir sucessão de Juncker no Eurogrupo apenas no início do próximo ano

jean claude junckerOs líderes europeus reuniram-se em cimeira, em Bruxelas, mas o nome do próximo presidente do Eurogrupo não foi debatida. Angela Merkel, chanceler da Alemanha, explicou que o sucessor de Jean-Claude Juncker será conhecido “no início do próximo ano”.

Os líderes da União Europeia encontraram-se em Bruxelas para uma cimeira preparatória do Conselho de Europeu. Um dos presentes foi o primeiro-ministro do Luxemburgo, Jean-Claude Juncker, que há 11 dias revelou que pretende deixar a presidência do Eurogrupo. Juncker anunciara também que pretendia calendarizar a saída em conjunto com Herman Van Rompuy, presidente do Conselho Europeu.

Com os líderes europeus e Van Rompuy presentes em Bruxelas, as atenções centraram-se no anúncio de Juncker, mas a Alemanha tratou de adiar a resolução do caso para o próximo ano. Perante os jornalistas, a chanceler Angela Merkel assegurou que o assunto não será discutido nesta altura.

“Fá-lo-emos a tempo, no início do próximo ano”, respondeu Merkel, colocando um ponto final neste tema e recentrando as atenções no Conselho Europeu.

Em destaque

Subir