Nas Notícias

Mercado livre de eletricidade em crescimento

O mercado livre de eletricidade ganhou 12 mil clientes em maio face ao mês anterior, totalizando 5,025 milhões de clientes, segundo o Boletim do Mercado Liberalizado divulgado hoje pelo regulador energético.

“Desde maio de 2017, o número de consumidores no mercado livre cresceu 3,6 por cento, a uma taxa média mensal de 0,3 por cento”, lê-se no documento da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Por sua vez, o consumo anualizado em mercado livre ascendeu a 42.597 Gigawatts hora (GWh) em maio, mais 38 GWh em comparação com abril, e um aumento de 3,2 por cento em termos homólogos, o correspondente a uma taxa média mensal de 0,3 por cento.

Segundo o regulador, o mercado livre representou em maio cerca de 94 por cento do consumo total em Portugal Continental, um aumento de cerca de 1,1 pontos percentuais relativo em termos de consumo abastecido.

Segundo os dados disponibilizados hoje, a totalidade dos grandes consumidores está praticamente toda no mercado livre, enquanto no segmento dos consumidores domésticos, o consumo em mercado livre está nos 85 por cento do total do segmento, face aos 83 por cento registados em maio de 2017.

No global, o número de clientes fornecidos no mercado regulado ascende a cerca de 1,17 milhões de clientes, face aos mais de seis milhões de clientes existentes em Portugal.

No que se refere às quotas de mercado, a EDP Comercial manteve a sua posição como principal operador no mercado livre em número de clientes (82 por cento) e em termos de consumo (42 por cento).

A Endesa manteve a liderança no segmento de clientes industriais (29 por cento), aumentando a sua quota em 0,4 pontos percentuais, enquanto a Iberdrola (33 por cento) mantém a liderança no segmento dos grandes consumidores, com um aumento de 0,2 pontos percentuais.

Em destaque

Subir