Mundo

Menina está a recuperar de peste negra e deve ter alta na próxima semana

crianca internada hospitalUm caso de peste negra nos EUA, numa menina com 7 anos, Sierra Jane Downing, poderia ter consequências fatais. A criança quis fazer um funeral a um esquilo, num acampamento, e acabou infetada. Segundo a CBS News, está a reagir bem aos tratamentos e deve ter alta do hospital de Denver nos próximos dias.

Uma criança norte-americana de 7 anos teve a vida presa por um fio, depois de ter sido diagnosticada com peste negra (ou peste bubónica) uma doença que na Idade Média matou mais cerca de 50 milhões de pessoas.

A pequena Sierra encontra-se internada no hospital de Denver (Colorado) e está a reagir bem ao tratamento por via de antibióticos. Esteve numa luta constante e recuperar , lentamente, desta doença historicamente fatal.

A história de Sierra Jane Downing tem um lado humano assinalável. A criança, que estava num acampamento, com os pais, encontrou um esquilo morto e quis fazer-lhe um funeral. No entanto, o animal escondia a doença, que foi transmitida à pequena Sierra.

A peste negra começou a revelar-se com uma indisposição da menina, que apresentava temperaturas elevadas, que ultrapassavam os 41 graus. Depois de uma convulsão, os pais levaram Sierra Jane Downing ao hospital da cidade de Pagosa Springs, ainda que nunca imaginassem a gravidade do problema.

Os médicos enfrentaram dificuldade no diagnóstico. Sierra acabou por ser transferida para outro hospital, em Denver, onde se encontra internada. E depois de muitos exames, os médicos concluíram que estavam perante um caso de peste negra.

Este não é caso único desta doença que no passado matou milhões. Há muitos outros doentes que acabam infetados. E foi precisamente ao ler um artigo sobre o tema que a médica Jennifer Snow considerou que este seria mais um caso do género, já que os sintomas eram muito semelhantes aos de outros pacientes com igual patologia.

Sierra Jane Downing – que não sobreviveria se não tivesse sido transportada para o hospital de Denver – está internada desde o dia 24 de agosto e tem apresentado melhoras, todos os dias. Na próxima semana, deve receber alta médica.

A peste negra está associada a uma das mais letais doenças da história, pelo rasto de morte que deixou no passado: matou quase um terço da população europeia.

Com o avanço da ciência, tornou-se mais fácil combatê-la. Mesmo assim, surgem, periodicamente, pequenos focos de infeção. Em 2006, quatro pessoas foram diagnosticadas com a doença, no Colorado, e há dois meses um homem de Oregon também foi infetado.

Sierra Jane Downing tornou-se uma heroína, pela sua luta. Uma heroína com coração mole, que não resistiu a homenagear um pequeno esquilo.

Em destaque

Subir