Nas Notícias

Segurança Social: Ministério vai penhorar contas bancárias de 50 mil devedores

seguranca socialA partir deste mês e até ao final do ano, o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social (IGFSS) vai penhorar as contas bancárias de cerca de 50 mil devedores, com as quais espera recuperar, pelo menos, 600 milhões de euros.

De acordo com o semanário Económico, as empresas e os trabalhadores independentes com dívidas são os alvos do Ministério da Solidariedade e Segurança Social (MSSS), o qual, todavia, não revela o valor total em falta. O ministério tutelado por Pedro Mota Soares adianta apenas que haverá limites sobre os montantes a penhorar.

Ainda este ano, o MSSS espera arrecadar, no mínimo, 600 milhões de euros (mais 11 por cento do que no ano transato), o que representa 23 por cento da dívida ativa, registada em janeiro: 2,6 mil milhões de euros. Até julho haviam sido recuperados cerca de 347 milhões de euros em dívidas (mais 16 por cento face a 2011).

Prevê-se, além disso, intimar cerca de 3200 gerentes e outros responsáveis a pagarem as dívidas contraídas pelas respetivas empresas, as quais – diz o semanário Expresso – totalizam mais de 130 milhões de euros.

Em destaque

Subir