Nas Notícias

Memorial do Muro de Berlim regista mais visitantes, testemunhos e votos de confiança

Em 2018, o Memorial do Muro de Berlim registou o número recorde de 1,1 milhões de visitantes, mais de metade alemães, mais testemunhos de quem viveu a divisão e mais votos de confiança.

“A preservação da memória é uma tarefa essencial para nós, isto é, contribuir para o discurso público da lembrança da história da divisão alemã. Um pilar crucial da nossa fundação é o arquivo de testemunhas, constantemente atualizado desde os anos 90. Preserva as memórias biográficas, com textos e áudios, de pessoas da Alemanha ocidental e oriental”, explicou Helena Kürten, do departamento de imprensa da Fundação do Muro de Berlim, em declarações à agência Lusa.

Estabelecida em 2009, a Fundação do Muro de Berlim (Stiftung Berliner Mauer) é responsável pela East Side Gallery, o centro de Refugiados de Marienfelde e os memoriais do Muro de Berlim e Günter Litfin.

Nos últimos dez anos, mais de oito milhões de pessoas, de todas as idades, entraram nestes monumentos históricos. Cerca de 59 por cento dos visitantes chegaram de várias partes da Alemanha (84 por cento da Alemanha Ocidental, excluindo Berlim) para conhecer mais a fundo a história da divisão da cidade e do país.

“A Fundação do Muro de Berlim possui uma extensa rede de instituições científicas e culturais, tanto na cidade como em toda a Alemanha. Através dessas cooperações, que vão sendo sempre alargadas, novas descobertas chegam até nós”, revelou Helena Kürten esclarecendo que continuam a ser encontrados pedaços do muro original.

“A fundação tem experiências muito boas com os residentes e instituições de Berlim. Isso vê-se, por um lado, no feedback que recebemos durante os nossos eventos e, por outro lado, no número de doações e testemunhos que recebemos. Pode ser encarado como uma forma de confiança que as pessoas depositam em nós”, frisou a investigadora.

A queda do Muro de Berlim ocorreu em 09 de novembro de 1989 e abriu o caminho para a reunificação alemã que foi formalmente celebrada em 03 de outubro de 1990.

O Memorial do Muro de Berlim, situado na Bernauer Strasse, ajuda a entender as divisões físicas e políticas criadas pela separação de betão e arame farpado, erguida em agosto de 1961.

O Centro de Refugiados de Marienfelde percorre o processo de requisição de cidadania que quem chegava do lado oriental procurava.

Günter Litfin foi a primeira pessoa a morrer vítima de disparos quando tentava escapar da antiga República Democrática Alemã (RDA) para a República Federal Alemã (RFA). A sua história, e a de outras vítimas, é lembrada numa torre de vigia que só está aberta de maio a setembro.

A East Side Gallery é a maior galeria de arte a céu aberto do mundo com pinturas de vários artistas nacionais e internacionais, em cerca de 1,3 quilómetros de muro, entre eles o da portuguesa Ana Leonor Madeira Rodrigues.

Em destaque

Subir