Motores

Mehdi Bennani vence corrida do WTCC que termina em acidente

O marroquino Mehdi Bennani foi o vencedor da primeira corrida do fim de semana do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC) em Macau. Uma prova que terminou com um grande acidente coletivo que obrigou à amostragem da bandeira vermelha perto do final.

Norbert Michelisz, que seguia na quinta posição atrás do seu rival na corrida ao título, Thed Bjork, ficou com o seu Honda Civic atravessado na pista, bloqueando a passagem aos restantes concorrentes.

O húngaro, líder da Honda por via da ausência de Tiago Monteiro, sofreu um toque que o enviou direito aos rails, com o Civic # 5 a ser depois abalroado violentamente pelo Citroën C-Elysée de Tom Chilton. A partir daí gerou-se o caos, com vários carros a serem ‘apanhados’ na carambola, à exceção de Mehdi Bennani, que se viu sozinho em pista para cortar a meta e assim garantir o seu terceiro triunfo da época.

Sabia-se que o Circuito da Guia não perdoa erros, e que acidentes como este acontecem frequentemente, embora naquele ponto seja mais frequente assistir-se a carambolas na prova de Fórmula 3. Mas desta vez foi mesmo no WTCC, felizmente sem consequências físicas para qualquer dos intervenientes, ainda que a equipa Honda tenha agora de trabalhar afincadamente para recuperar o Civic de Michelisz para a corrida de domingo.

A classificação ficou ordenada pela volta anterior ao acidente, quando Tom Coronel pressionava Mehdi Bennani, pelo que o holandês terminou na segunda posição, enquanto Ryo Michigami salvou a ‘honra’ da Honda ao conseguir o seu primeiro pódio no WTCC.

Em termos de campeonato a quarta posição conseguida por Thed Bjork permitiu ao sueco da Volvo aumentar ligeiramente a sua vantagem sobre Norbert Michelisz – sendo agora de 16,5 pontos –, uma vez que o húngaro da Honda se classificou imediatamente atrás.

Classificação corrida 1

1º Mehdi Bennani (Citroën) 5 voltas em 12m26,832s
2º Tom Coronel (Chevrolet) + 1,952s
3º Ryo Michigami (Honda) + 3,265s
4º Thed Bjork (Volvo) + 3,627s
5º Norbert Michelisz (Honda) + 4,577s
6º Esteban Guerrieri (Honda) + 5,379s
7º Robert Huff (Citroën) + 6,635s
8º Tom Chilton (Citroën) + 8,068s
9º Nicky Catsburg (Volvo) + 10,688s
10º Kevin Gleason (Lada) + 12,040s

Em destaque

Subir