Apresentações/Novidades

Mazda 2 mais atual e requintado

Mazda2 115

As aparências iludem. Isto é, o novo Mazda 2 Skyactiv parece um simples utilitário, mas é mais do que isso. Para além de ter linhas completamente renovadas, está mais equipado do que o seu antecessor e tem outra desenvoltura.

Esteticamente o que chama mais a atenção neste novo modelo da marca de Hiroshima é a secção dianteira, dominada pela grelha inspirada na nova imagem da casa nipónica, iniciada no Mazda 6, bem delimitada pelo friso cromado que também define as nova ópticas.

Atrás também houve uma reformulação de linhas profunda, com o portão traseiro a enquadrar os novos farolins de maiores dimensões, que definem também a nova linha de anca do modelo.

Será no interior desta versão 1.5 Skyactiv Evolve Navi que vamos encontrar um habitáculo digno de segmentos superiores. O nível de construção e de equipamento não deixa lugar para dúvidas, pois se o volante multi-funções já começa a ser comum nos mais recentes utilitários, há detalhes neste Mazda que marcam a diferença.

O desenho assemelha-se a outros modelos que já vimos na marca, mas os acabamentos chamam a atenção, e são grandemente responsáveis pela ausência de ruídos ou vibrações, mesmo atendendo a que estamos perante uma motorização a gasolina.

E não se trata apenas do recurso a materiais de boa qualidade ou à existência de vários detalhes em alumínio, no volante, consola e fechos das portas, É também o cuidado em pormenores e na ergonomia geral, não descurando a funcionalidade exigida a um automóvel utilitário.

Mazda2 215

O sistema Navi podia estar inserido no tablier e não destacado deste como é o caso, mas é eficiente e completo, sendo comandado pelos dois botões circulares existentes na consola ou pelo ecrã tátil.

O start & stop, o ‘cruise control’ ou os comandos no volante e na consola são outros dos itens a bordo, que contribuem para o conforto também traduzível no apoio que os bancos dianteiros proporcionam.

Esta agradabilidade é extensível à condução, graças a um bom chassis, que tem pontos comuns com o do seu ‘primo’ Ford Fiesta. As suspensões privilegiam o conforto mas não compromete a estabilidade numa condução mais viva, e a direção reage bem às solicitações.

Os pneus 185/65 Michelin Energy Saver montados neste exemplar em jantes de 15 polegadas também ajudam. E isso percebe-se até em piso degradado.

É evidente que com um motor de 90 cv sob o capot não se esperam acelerações de um desportivo, daí que até às 3000 rpm não tenha uma reação muito viva, obrigando a recorrer à caixa de cinco velocidades mas este Mazda 2 1.5 Skyactiv é despachado e simultaneamente moderado nos consumos, conseguindo facilmente rondar os 5 litros a cada 100 km.

Mazda2 315

Os 17025 euros pedidos por este Mazda não são um preço exagerado, ainda que esta versão pudesse incluir no equipamento o ar condicionado automático, os limpa para-brisas com sensores de chuva e os sensores de estacionamento.

Fotos: Carlos A. Tavares

Em destaque

Subir