Nas Notícias

Portugal vai ter calor. Temperaturas sobem amanhã e há avisos amarelos

calor_e_praia

Portugal vai ter calor a partir de amanhã, com as temperaturas a deverem subir, em média, cinco graus em todo o país. O IPMA já emitiu um aviso amarelo para os distritos de Beja, Évora, Portalegre e Setúbal, onde os termómetros podem passar dos 35 graus Celsius.

Prepare a toalha e o fato de banho, mas sobretudo o protetor solar: o calor vai regressar a Portugal, já amanhã.

De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas devem subir cerca de cinco graus ao longo de quarta-feira, com o fenómeno a atingir particular incidência no interior do Alentejo.

Segundo o meteorologista Ricardo Tavares, citado pela Lusa, a temperatura máxima pode mesmo passar dos 35 graus Celsius, o que levou o IPMA a emitir um alerta amarelo para os distritos de Beja, Évora, Portalegre e Setúbal.

Os quatro avisos amarelos vão vigorar entre as 09h00 de amanhã e as 18h00 de quinta-feira.

“Haverá uma pequena subida das temperaturas, sendo que a máxima será de uma subida de quatro a cinco graus, acima dos 35 graus no interior do Alentejo, entre os 30 e 35 na região do Vale do Tejo, e interior Norte e Centro acima dos 30”, complementou o especialista.

O calor deve permanecer até sexta-feira, dia em que deve registar-se “uma pequena descida da máxima”, que não deverá ser superior “a dois graus”.

As temperaturas vão subir já amanhã e, mesmo com a pequena quebra prevista para sexta-feira, “a tendência é manterem-se ate ao início da próxima semana”, continuou Ricardo Tavares.

Uma tendência que, tal como os avisos amarelos para o calor, são uma situação “normal nesta altura do ano”, segundo o meteorologista.

De acordo com as previsões, as temperaturas na quinta-feira podem chegar aos 38 graus Celsius em Beja, 36 em Évora, 35 em Portalegre e Castelo Branco, 34 em Santarém, 32 em Lisboa, Vila Real e Bragança.

Em destaque

Subir