Nas Notícias

Maus-tratos já atingem crianças de famílias sem historial de violência

violencia-domesticaO cenário social suscita um aumento dos maus-tratos em crianças, que já atingem famílias estruturadas, onde a violência não se verificava. Coordenadora do núcleo de crianças e jovens em risco do Hospital D. Estefânia releva que o “sofrimento” e a “angústia” dos pais leva a situações de desespero, com as crianças a sofrer maus-tratos físicos.

Os casos de maus-tratos sobre crianças estão a aumentar em Portugal, como consequência das dificuldades económicas das famílias. Mesmo os agregados estruturados apresentam agora episódios de violência, segundo releva o Jornal de Notícias.

Deolinda Barata, responsável da Sociedade Portuguesa de Pediatria e coordenadora do núcleo de crianças e jovens em risco do Hospital D. Estefânia, considera que o aumento dos maus-tratos sobre as crianças está relacionado com a situação de crise e aumento do desemprego.

“Alguns pais vivem num sofrimento e em angústia. Querem dar o básico, como comida e vestuário aos filhos, mas não têm como. Acabam desesperados e a fazer o impensável”, revela aquela dirigente, que vê o país a “andar para trás”, no combate aos maus-tratos sobre menores.

Aquela responsável lança um alerta dirigido aos profissionais de saúde, que tenham de lidar com episódios de violência sobre crianças. As justificações dadas pelas famílias nos casos de acidentes que envolvam menores devem suscitar uma análise, para a eventualidade de um caso de maus-tratos ser disfarçado.

Em destaque

Subir