Nas Notícias

Mau tempo: DGS recomenda calçado para a chuva e prudência aos condutores no piso molhado

chuvaOs alertas de mau tempo, em especial para a chuva muito forte prevista para nove distritos de Portugal continental, levaram a Direção-Geral da Saúde a recomendar cuidados especiais com os pisos molhados, quer para peões, quer para condutores.

Nove distritos de Portugal continental estão debaixo de aviso laranja e oito sob aviso amarelo, devido à chegada, ontem à noite, de uma massa de ar tropical. As previsões do Instituto de Meteorologia apontam para que hoje seja um dia de chuva muito forte e ventos que podem atingir os 100 kms/hora nas terras altas.

O mau tempo levou a Direção-Geral de Saúde (DGS) a redobrar os apelos, em especial tendo em atenção as populações mais debilitadas, como doentes crónicos, idosos e crianças. Com a previsão de chuva forte e persistente, a DGS aconselha os peões a utilizarem calçado adequado, para evitar quedas, e os condutores a moderarem a condução, dado o risco de perderem o controlo da viatura em piso molhados. Ambos, peões e condutores, são também aconselhados a evitarem circular em zonas alagadas, pois os buracos no piso ou caixas de esgoto abertas, por exemplo, deixam de estar visíveis.

No interior dos edifícios, a DGS recomenda a limpeza dos sistemas de escoamento de águas, a retirada de objetos que possam ser arrastados e uma vigilância aos sinais de humidade e infiltração de água (que potenciam o desenvolvimento de micro-organismos).

Quanto aos sistemas de aquecimento, os alertas incidem nos cuidados com a ventilação, dado o perigo de concentração de monóxido de carbono.

Em destaque

Subir