Economia

Álvaro dos Santos Pereira: “Não vamos ganhar produtividade com salários baixos”

alvaro santos pereiraO ministro da Economia confessou, durante uma entrevista na SIC Notícias, que Portugal não sairá da crise enquanto os trabalhadores receberam pouco: “é importante percebermos que não vamos ganhar produtividade de forma sustentada com salários baixos”.

Álvaro Santos Pereira, ministro da Economia, admitiu que um dos problemas da economia portuguesa está nos “salários baixos”, com os quais é impossível “ganhar produtividade” que assegure ao tecido empresarial a capacidade de ombrear com a concorrência no mercado global. “Eu acho que os salários e Portugal são demasiados baixos”, afirmou Álvaro Santos Pereira, quando estava a ser entrevistado por José Gomes Ferreira, na SIC Notícias.

“É importante percebermos de uma vez por todas que não vamos ganhar produtividade de forma sustentada com salários baixos”, frisou o ministro, explicando que “os salários são demasiado baixos porque Portugal não conseguiu ter níveis de produtividade a níveis que devíamos ter e mantivemos os salários demasiado baixos”.

O problema, agora, está no ciclo vicioso. Depois de ter afirmado que Portugal não consegue “ganhar produtividade com salários baixos”, Álvaro dos Santos Pereira explicou que os salários só podem aumentar depois da produtividade subir: “como é que podemos ter salários a crescer? Fazendo com que a economia cresça, com que a nossa produtividade cresça”.

Em destaque

Subir