Economia

UTAO e dívida pública: Portugal terá de pagar 29,1 mil milhões no ano que vem

eurosDe acordo com a UTAO, unidade de apoio orçamental, Portugal necessita de 29 mil milhões para pagar parte da dívida, durante os próximos 12 meses. Os técnicos da UTAO apontam um regresso ao mercado em setembro de 2013.

A UTAO – Unidade Técnica de Apoio Orçamental revelou que Portugal está perante um cenário em que necessita de mais de 29 mil milhões de euros, nos próximos 12 meses, para saldar parte da dívida pública.

Segundo os técnicos da UTAO, o país vai ter de regressar aos mercados de dívida no mês de setembro do próximo ano, com o objetivo de pagar 5800 milhões de euros. A este valor acrescem juros, que rondam 300 milhões.

A dívida pública portuguesa, indica a UTAO, atingirá em 2012 os 119,1 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), realidade que vai agravar-se no próximo ano, com a dívida a atingir os 123,7 pontos percentuais do PIB.

Ainda de acordo com os técnicos da UTAO, Portugal pagará no próximo ano cerca de 25,3 por cento da dívida transacionável e setembro será precisamente o mês com a maior fatura. No mês de outubro de 2013, vencem 2600 milhões de euros, aos quais se juntam 1700 milhões em juros.

Em destaque

Subir