Nas Notícias

Mau colesterol: Cientistas sugerem morangos como remédio

morangomorangosO mau colesterol e os triglicéridos podem ser reduzidos com um consumo regular de morangos. De acordo com um estudo realizado por cientistas de Espanha e Itália, meio quilo deste fruto baixa o mau colesterol, mantém o nível do bom e melhora os índices antioxidantes.

O morango pode ser o melhor remédio contra o colesterol: de acordo com uma investigação realizada por cientistas espanhóis e italianos, o consumo regular de meio quilo de morango faz baixar o mau colesterol e mantém os índices do bom.

De acordo com o estudo, cujo resumo foi publicado terça-feira no Journal of Nutritional Biochemistry, o nível de HDL (o colesterol bom) manteve-se inalterado enquanto a quantidade total de colesterol desceu 8,78 por cento.

Os níveis da lipoproteínas de baixa densidade, ou LDL (o mau colesterol), caíram 13,72 por cento.

A quantidade de triglicéridos desceu 20,8 por cento, referem ainda as conclusões.

Por outro lado, os investigadores notaram uma melhoria de outros indicadores, como os biomarcadores antioxidantes. Com o fim dos ensaios, todos os voluntários voltaram a apresentar os valores normais.

Neste estudo participaram 23 voluntários, saudáveis, que durante mais de um mês consumiram diariamente 500 gramas de morango.

Maurizio Battino, investigador da Universidade Politécnica de Marche (Itália), realçou que este estudo é o primeiro a comprovar que os morangos têm compostos bioativos que desempenham um papel protetor.

Falta ainda definir quais os compostos que trazem benefícios e quais são, embora as ‘suspeitas’ recaiam sobretudo nas antocianinas, o corante natural que torna alguns frutos em vermelho.

Já ficou comprovado, noutras investigações conduzidas anteriormente pelos mesmos cientistas, que os morangos reduzem o efeito do álcool no estômago, ajudam a proteger o corpo da radiação ultravioleta e fortalecem as células vermelhas do sangue, aumentando a capacidade de antioxidação.

Em destaque

Subir