Nas Notícias

Marco António Costa: Balanço do Banco de Medicamentos “é extremamente positivo”

medicamentos 2Cumpre hoje o quarto dia de existência, mas o balanço já “é extremamente positivo”, de acordo com o secretário de Estado da Solidariedade. O Banco de Medicamentos entrou em funcionamento no sábado e já ofereceu mais de 11 mil fármacos a pessoas carenciadas.

O Banco de Medicamentos, que abriu atividade no sábado, disponibilizou nestes três primeiros dias mais 11 mil medicamentos a pessoas carenciadas. Hoje, num primeiro balanço, o secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social, Marco António Costa, considerou este arranque “extremamente positivo”.

“O balanço é extremamente positivo. Dentro de um mês, pretendemos também incluir outros produtos, como os de higiene”, complementou o governante, quando presidia à apresentação do portal desta iniciativa. Nestes três primeiros, dias, as 19 empresas farmacêuticas aderentes ofereceram 11.305 medicamentos, com um valor de mercado de 86.395 euros, para utentes de 57 instituições de solidariedade social.

O Banco de Medicamentos é uma iniciativa conjunta do Governo, da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) e da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma) que visa aproveitar os fármacos que, apesar de estarem dentro da validade, não podem ser comercializados. Estas embalagens são doadas às instituições de solidariedade social, que as distribuem pela população mais carenciada.

Em destaque

Subir